Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1045
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de softwares educacionais no ensino de química como aliada na aprendizagem de alunos de escolas públicas na cidade de Marabá/PA
Autor(es): SANTOS, Vanessa Costenaro dos
Primeiro Orientador: SILVA, Sebastião da Cruz
Data do documento: 2015
Citação: SANTOS, Vanessa Costenaro dos. Utilização de softwares educacionais no ensino de química como aliada na aprendizagem de alunos de escolas públicas na cidade de Marabá/PA. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
Resumo: A grande dificuldade que os alunos têm na assimilação dos conteúdos de química pelos métodos abstratos que vem sendo trabalhados no Ensino Médio, acarreta em elevados índices de reprovação e evasão. A utilização de softwares educacionais é uma opção bastante útil ao Ensino de Química, pois entre suas diversas utilizações, pode apresentar-se na forma de tutorial, exercícios, aplicativos animados com intervenções do usuário, simuladores de experiências laboratoriais, modelagem e jogos computacionais. Este trabalho utilizou softwares educacionais no Ensino de Química, em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de três escolas públicas, da cidade de Marabá/PA, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e em cooperação com três professoras da Rede Estadual de Ensino. Os softwares educacionais foram utilizados com os alunos no laboratório de informática, durante o ano letivo de 2014, concomitantemente à explanação dos conteúdos pela professora titular da turma e foram realizadas avaliações diagnósticas compostas de questões de múltiplas escolhas e discursivas, antes e depois da aplicação dos softwares, para avaliar a aprendizagem dos alunos. As avaliações foram corrigidas e comparados os resultados de cada escola em cada bimestre. Os dados obtidos foram agrupados na forma de gráficos para facilitar a análise comparativa e demonstraram que a utilização de software educacionais (jogos e aplicativos computacionais) nas aulas de química contribuiu significativamente para o aumento na aprendizagem dos conteúdos abordados, representando, portanto, um excelente recurso didático para ser utilizado como subsídio nas práticas pedagógicas.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1045
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Palavras-chave: Química (Ensino Médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA)
Software educacional
Educação - Métodos experimentais
Prática de ensino
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Utilização de softwares educacionais no ensino.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI