Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1062
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A mulher negra nos livros didáticos de história: uma análise de coleções adotadas no ensino básico da cidade de Marabá (PA)
Autor(es): SANTOS, Mayara Souza dos
Primeiro Orientador: SAMPAIO, Maria Clara Sales Carneiro
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Mayara Souza dos. A mulher negra nos livros didáticos de história: uma análise de coleções adotadas no ensino básico da cidade de Marabá (PA). 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1062>. Acesso em:
Resumo: A presente monografia de conclusão do curso de Licenciatura em História pela Faculdade de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará tem como tema as reflexões acerca das representações das mulheres negras em diferentes coleções de livros didáticos de História adotados em escolas no município de Marabá (PA). Tendo em vista os 15 anos de vigor da Lei Federal de número 10.639 de 2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio no Brasil, foi nosso objetivo contribuir para a reflexão dos limites e problemas que ainda são enfrentados por docentes e estudantes na busca por uma melhor compreensão sobre a forma como as contribuições históricas das mulheres negras aparecem representadas naquele que é um dos principais materiais de apoio do ensino básico: o livro didático.
Abstract: The presentstudyisthe final papernecessarytoconcludetheUndergraduatecourseofHistoryandHistoryTeaching in the Faculdade de História ofthe Instituto de Ciências Humanas oftheUniversade Federal do Sul e Sudeste do Pará. It iscenteredarounddiscussions on therepresentationofblackwomen in differentHistoryschoolbookscollectionsadoptedbyschools in themunicipalityof Marabá (PA). Fifteenyearsago, the Federal Law number 10.639 of 2003, made it mandatorythatAfricanandAfrican-BrasilianHistoryandCulturebecamepartofthe curriculum in SecondarySchoolsand High Schoolsall over the country. Thispaperaimsatverifiying, in light ofsuchlaw, whatkindofissuesteachersandstudents still face when it comes tobetterunderstandingthehistoricalpartplayedbyblackwomen, accordingtothatwhichisthemainresource in mostclassrooms: schoolbooks.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1062
Palavras-chave: História (Ensino Fundamental) – Estudo e Ensino – Marabá (PA)
História (Ensino Fundamental) – Livros didáticos
Negros nos livros didáticos
Negras – História - Estudo e Ensino
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A mulher negra nos livros didáticos de História.pdf500,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI