Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1126
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um exercício da alternância pedagógica no PA Castanhal Araras: memórias e reflexões sobre leitura, na Escola José Cordeiro da Silva
Autor(es): SILVA, CLEINA SOUZA DA
Primeiro Orientador: POSSAS, Hiran de Moura
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, CLEINA SOUZA DA. Um exercício da alternância pedagógica no PA Castanhal Araras: memórias e reflexões sobre leitura, na Escola José Cordeiro da Silva. 79 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1126>. Acesso em:
Resumo: A pesquisa tem como objetivo contribuir no processo de leitura e escrita de alunos, pensando propostas pedagógicas, a partir de narrativas da comunidade. Um fazer valorizando a história local por meio de algumas memórias, tematizando a luta pela terra, migração, educação, saúde e produção na comunidade do PA Castanhal Araras. As narrativas foram colhidas no decorrer do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tivemos como problema de pesquisa as dificuldades que os alunos demonstravam na leitura e escrita. Supomos que essas questões são motivadas pelo pouco estimulo à leitura e a falta de adequação do currículo de Língua Portuguesa à realidade dos estudantes da E.M.E.F. José Cordeiro da Silva, localizada no PA Castanhal Araras. A pesquisa também, em exercício de memória, relata algumas situações dos estágios realizados na referida escola. A metodologia utilizada na pesquisa foi análise e sistematização de experiências compartilhadas pelos moradores, a partir das entrevistas realizadas no decorrer dos Tempos Comunidades do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. E com os resultados alcançados, pretendemos deixar um legado que valorize a história local, auxiliando no ensino aprendizado do aluno, assim como socializamos a experiência vivida no processo de alternância pedagógica, Faculdade de Educação do Campo.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1126
Palavras-chave: Educação rural - Aspectos sociais - São João do Araguaia (PA)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
História oral - São João do Araguaia (PA)
Assentamentos humanos
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Um exercício da alternância pedagógica no PA Castanhal Araras.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI