Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola Sisnande Monteiro, incentivando a leitura e escrita
Autor(es): SILVA, Maria Lucimar Ramos da
Primeiro Orientador: COSTA, Lucivaldo Silva da
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Maria Lucimar Ramos da. Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola Sisnande Monteiro, incentivando a leitura e escrita. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231>. Acesso em:
Resumo: Esta pesquisa ação é resultado de um trabalho realizado em sala de aula no período do mês de Abril de 2019. Com uma proposta pedagógica de desenvolver atividades em torno do gênero textual poema em uma turma multiseriada do 8º e 9º ano, da escola Municipal Sisnande Monteiro, que está localizada no município de São Domingos do Araguaia-Pará. A pesquisa se preocupou em levar para trabalhar em sala, propostas didáticas que contribuíssem no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita através do gênero poema, abordando temas que são da vivencias dos educandos. A metodologia utilizada para a realização do trabalho na escola teve como base leituras dirigidas, planejamento de um projeto, narrativas de moradores da comunidade, conversas com alunos da escola para obtenção de dados para a pesquisa realizada. O trabalho proposto com os gêneros textuais, em especial o gênero poema, terá como pressupostos teóricos de Bakthin (1997); Marcuschi (2008); PCNs (1998); Geraldi (1997); Ribeiro (2017); Koch (2012); Todorov (2010), Pinheiro (2007, 2008, 2011) dentre outros. A abordagem em sala através do gênero poema nos mostra que é possível um ensino de língua portuguesa, valorizando os saberes dos educandos dentro da escola, e também contribuir na leitura e produção de texto.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1231
Palavras-chave: Língua portuguesa (Ensino fundamental) - São Domingos do Araguaia (PA)
Incentivo à leitura
Leitura - Estudo e ensino
Escrita
Poesia
Pesquisa-ação em educação
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Trabalhando com o gênero textual poema no 8º e 9º ano da Escola.pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI