Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1246
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Produção do gênero poesia e foto poema no Ensino Fundamental Maior: uma proposta didática
Autor(es): MACIEL, Simone Bonfim de Oliveira Cruz
Primeiro Orientador: BRITO, Áustria Rodrigues
Data do documento: 2020
Citação: MACIEL, Simone Bonfim de Oliveira Cruz . A Produção do gênero poesia e foto poema no Ensino Fundamental Maior: uma proposta didática. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Santana do Araguaia, 2020. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1246 >. Acesso em:
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo mostrar a importância de trabalhar com o letramento literário e social a partir dos poemas e fotopoemas, de modo que o leitor possa desenvolver seu pensamento crítico e estimular suas subjetiidades nas aulas de literatua nos anos finais do ensino do fundamental 2. Ainda pretendemos elaborar uma proposta de atividade com literatura a partir do gênero poema. Ultilizamos como referêncial teórico os autores a saber: Cosson(2018) Street(2006) e Rouxel(2013),buscando descrever de modo prático como o letramento literário e o social podem ser uma possibilidade na sala de aula, dando a possibilidade de se usar o genero textual fotopoema.Nossa metodologia é de caráter qualitativo, pois buscamos possibilidades de enfatizar o genero poema nas aulas de literatura, de forma que o professor formador possa desenvolver atividades que valorize as subjetividades do leitor produtor.
Abstract: This research aims to show the importance of working with literary and social literacy from poems and photopoemas, so that the reader can develop their critical thinking and stimulate their subjectivities in literacy classes in the final years of elementary school 2 we still intend to elaborate an activity proposal with literature from the genre poem. We use as a theoretical reference the authors, namely: Cosson (2018) Street (2006) and Rouxel (2013), seeking to describe in a practical way how literary and social literacy can be a possibility in the classroom, giving the possibility of using the textual genre photo poem. Our methodology is of a qualitative character, as we look for possibilities to emphasize the genre poem in literature classes, so that the teacher can develop activities that value the subjectivities of the producing reader.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1246
Palavras-chave: Literatura – Estudo e ensino
Literatura brasileira (Ensino Fundamental)
Leitura. 4. Incentivo à leitura
Letramento
Gêneros literários
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC A PRODUÇÃO DO GÊNERO POESIA E FOTOPOEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR UMA PROPOSTA DIDÁTICA.pdf845,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI