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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1547
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação ambiental: desafios e dificuldades no ensino
Autor(es): LIRA, Djenane Tocantins
Primeiro Orientador: MARTINS, José Pedro de Azevedo
Data do documento: 2021
Citação: LIRA, Djenane Tocantins. Educação ambiental: desafios e dificuldades no ensino. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1547. Acesso em:
Resumo: Estudo que objetivou investigar quais as principais dificuldades encontradas pelos docentes para trabalhar a Educação Ambiental (EA) dentro das diversas disciplinas do currículo. Considerou-se relevante fazer um questionamento aos docentes de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental, na zona urbana de Marabá (PA), para que fossem apontadas as dificuldades na inserção da EA em sala de aula. O trabalho se justificou na necessidade de refletir sobre a importância da Educação Ambiental efetiva e sensibilizadora, de forma que ocorram mudanças de atitudes e apropriação de posturas, que alcancem o equilíbrio ambiental e sua importância em fornecer, para os educadores, direcionamentos que demonstrem a urgente necessidade, da implantação de uma Educação Ambiental eficiente, possibilitando assim, um equilíbrio entre as ações do homem e a natureza. Como fundamentação teórica, a pesquisa foi desenvolvida a partir de leituras de Freire (1996), que faz uma abordagem sobre a formação dos docentes, acerca da Educação Ambiental, Os PCN’S(1997), que propõem o trabalho com o meio ambiente de forma transversal, como eixo norteador, dentre outros autores que discutem o tema Educação Ambiental. Adotou-se a pesquisa qualitativa, pois é a que se mostra mais apropriada para os fins deste estudo, pois de acordo com Bortoni-Ricardo (2008, p. 34) “a pesquisa qualitativa procura entender, interpretar fenômenos sociais inseridos em um contexto”. Utilizou-se como técnica de coleta de dados questionários contendo questões dos tipos abertas, nos quais os resultados indicaram uma carência na formação da equipe docente da Escola pesquisada. Concluiu-se, que apesar dos diversos discursos, sobre o tema Educação Ambiental, este tema ainda necessita ser mais explorado e mais elucidado, para os participantes desta pesquisa. Concluiu-se ainda, que há necessidade da mudança de postura dos professores, no sentido de que, se tornem sujeitos autônomos na busca dos conhecimentos e a necessidade de se repensar e planejar uma formação continuada dos docentes, para superar desafios, no que tange à Educação Ambiental na escola.
Abstract: Study that aimed to investigate what are the main difficulties encountered by teachers to carry out Environmental Education (EA) within the various disciplines. It was considered relevant to ask a question to the teachers of a Municipal Public School of Elementary Education, in the urban area of Marabá (PA), so that the difficulties in the insertion of AE were pointed out. The work was justified by the need to reflect on the importance of effective and sensitizing Environmental Education, so that changes in attitudes and appropriation of attitudes that achieve environmental balance occur and its importance in providing educators with directions that demonstrate the urgent need for the implantation of an efficient Environmental Education, thus allowing a balance between the actions of man and nature. As a theoretical foundation, the research was developed from FREIRE (1996) readings that make an approach on the training of teachers about Environmental Education, The PCN'S (1997) propose the work with the environment in a transversal way, as a guiding axis . Among other authors who discuss the topic of Environmental Education. Qualitative research was adopted, as it is the one that is most appropriate for the purposes of this study. For Bortoni-Ricardo (2008, p. 34) "qualitative research seeks to understand, interpret social phenomena inserted in a context". Questionnaires containing open-ended questions were used as a technique for data collection, in which the results indicated a lack in the training of the teaching staff of the researched School. It was concluded that, despite the various speeches, on the theme of environmental education, this theme still needs to be further explored and more elucidated for the participants of this research. It was also concluded that there is a need for a change in the attitude of teachers, in the sense that they become autonomous subjects in the search for knowledge and the need to rethink and plan a continuing education for teachers, to overcome challenges, with regard to Environmental education at school.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1547
Palavras-chave: Educação ambiental – Ensino fundamental - Marabá (PA)
Professores de ensino fundamental - Formação
Prática de ensino
Proteção ambiental
Educação permanente
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

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