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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1706
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relações de gênero na educação: a docência masculina na educação infantil
Autor(es): SILVA, Samuel Henrique Mota da
Primeiro Orientador: COSTA, Vanja Elizabeth Sousa
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Samuel Henrique Mota da. Relações de gênero na educação: a docência masculina na educação infantil. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1706. Acesso em:
Resumo: Este trabalho analisou a docência masculina na educação infantil, onde dialogamos sobre a atuação de professores homens, numa área profissional tida há muitas décadas como espaço das mulheres, ou seja, buscamos mostrar a atuação desses profissionais e sua visão sobre a docência em salas de aula na etapa da educação infantil com base nos trabalhos de Scott (1995), Louro (1997), Almeida (1998), Nolasco (1993), Carvalho (1998) entre outros. Metodologicamente esta pesquisa está embasada na abordagem qualitativa por considerarmos a melhor forma de percepção da realidade dos sujeitos pesquisados e dos fenômenos relevantes para este estudo que podem ocorrer através de suas ações. Primeiramente procedemos uma revisão bibliográfica sobre a temática e em seguida realizamos a entrevistas semiestruturadas com professores que atuam ou já atuaram na educação infantil em escolas da rede municipal de Marabá-Pará. Partindo de análises das entrevistas semiestruturadas, consideramos também a concepção que estes profissionais têm de si e da relevância do seu trabalho nessa etapa da educação básica. Além dos questionários, contribuíram como fonte de pesquisa, os dados do Censo Escolar sobre o quantitativo de professores homens do ano de 2020. Os resultados obtidos permitiram constatar que, no caso da docência masculina na educação infantil o gênero não inferi na competência profissional dos sujeitos atuantes nas profissões e a desnaturalização da feminização do magistério envolve bem mais do que apenas romper com os limites de gênero, mais também com valorizar a profissão docente.
Abstract: This work analyzed male teaching in early childhood education, where we talked about the performance of male teachers, in a professional area considered for many decades as a space for women, that is, we seek to show the performance of these professionals and their vision of teaching in classrooms in the early childhood education stage based on the works of Scott (1995), Louro (1997), Almeida (1998), Nolasco (1993), Carvalho (1998) among others. Methodologically, this research is based on a qualitative approach as we consider the best way to perceive the reality of the researched subjects and the phenomena relevant to this study that may occur through their actions. First, we carried out a bibliographical review on the subject and then we carried out semi-structured interviews with teachers who work or have already worked in early childhood education in municipal schools in Marabá-Pará. Based on the analysis of semi-structured interviews, we also consider the conception that these professionals have of themselves and the relevance of their work at this stage of basic education. In addition to the questionnaires, data from the School Census on the number of male teachers in 2020 contributed as a research source. active in the professions and the denaturalization of the feminization of teaching involves much more than just breaking gender boundaries, but also valuing the teaching profession.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1706
Palavras-chave: Educação – Gênero – Marabá (PA)
Professores de educação infantil
Sexo - Diferenças (Educação)
Ensino
Aprendizagem
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

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