Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização do computador em sala de aula: uma reflexão sobre a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental em Marabá
Autor(es): RODRIGUES, Adilenhe Matos
MEIRA, Maria Lindinalva Costa
Primeiro Orientador: OHANA, Ivaldo
Data do documento: 2004
Citação: RODRIGUES, Adilenhe Matos; MEIRA, Maria Lindinalva Costa. A utilização do computador em sala de aula: uma reflexão sobre a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental em Marabá. 2004. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, Núcleo de Marabá, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2004. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734. Acesso em:
Resumo: O estudo constitui-se numa pesquisa de campo sobre a utilização do computador em sala de aula em duas escolas do município de Marabá, realizada com professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os objetivos estabelecidos neste estudo levaram-nos a optar pelo estudo de caso, orientado pelos pressupostos da abordagem qualitativa em educação, elegendo o questionário para coleta de dados. Como intuito de compreender as percepções, as concepções e a historicidade do objeto pesquisado utilizou-se como fonte a literatura especializada. A análise dos dados levou-nos a fazer referências de que a utilização do computador em sala de aula pode contribuir significativamente para a formação das estruturas nas crianças nos estágios de operações concretas e formais definidos por Piaget e Vigotsky e que o computador, deve ser usado em sala de aula como suporte de aprendizagem, para exercitar o desenvolvimento integral dos sujeitos e conseqüentemente elevar a qualidade do ensino, trazendo prazer e propiciando um ambiente favorável para conscientização de capacidades individuais, permitindo assim a formação de educadores e educandos voltada para a justiça social e para a qualidade de vida de toda a humanidade.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1734
Palavras-chave: Prática de ensino
Professores - Formação
Ensino - Meios auxiliares
Ensino auxiliado por computador
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A utilização do computador em sala de aula.pdf4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI