Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1848
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Discriminação racial em âmbito escolar: um estudo de caso na cidade de Xinguara/PA
Autor(es): SILVA, Jéssica Lorrayne da
Primeiro Orientador: SILVA, Bruno
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Jéssica Lorrayne da. Discriminação racial em âmbito escolar: um estudo de caso na cidade de Xinguara/PA. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Faculdade de História, Xinguara, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1848. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho aborda a discriminação no espaço escolar, mormente o racismo. Busca-se debater que, apesar das Ações Afirmativas desenvolvidas ao longo dos últimos quinze anos, ainda é possível encontrar episódios preconceituosos entre colegas de sala de aula. O racismo e a injúria racial são os mais impactantes no dia a dia de ambientes que deveriam garantir um espaço de pluralidade e de inclusão. Através da análise de entrevistas, das abordagens dos livros didáticos no que tange ao Ensino de História para as Relações Étnico-Raciais e das metodologias aplicadas para se trabalhar a questão racial com os alunos, esforça-se por uma análise que vise apontar os impactos nas salas de aula de Xinguara da Lei 10.639 (2003). Além disso, pretende-se mostrar como os diferentes racismos arraigados nesses espaços, em perspectiva de longa duração histórica, são o grande desafio para os docentes do Ensino Básico na atualidade.
Abstract: This paper addresses discrimination in the school environment, especially racism. Despite the affirmative actions developed over the last fifteen years, it is still possible to find prejudiced episodes among classmates. Racism and racial injury are the most striking in everyday environments that should guarantee a space of plurality and inclusion. Through the analysis of interviews, the textbook approaches regarding the Teaching of History for the Ethnic-Racial Relations and the methodologies applied to work the racial issue with the students, it strives for an analysis that aims to point out the impacts on the Xinguara classrooms of Law 10.639 (2003). In addition, it is intended to show how the different racisms rooted in these spaces, from a long historical perspective, are the great challenge for teachers of basic education today.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1848
Palavras-chave: Racismo
Discriminação racial na educação
História - Estudo e ensino
Relações étnico-raciais
Fonte : CD-ROM
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:Curso de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Discriminação racial em âmbito escolar um estudo de caso na cidade de Xinguara-PA.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI