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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2119
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Processos fotográficos históricos: antotipia e fitotipia
Autor(es): COSTA, Lorena Braga
Primeiro Orientador: CARDOSO, Silvia Helena dos Santos
Data do documento: 2022
Citação: COSTA, Lorena Braga. Processos fotográficos históricos: antotipia e fitotipia. 2022. 148 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Artes Visuais, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2119. Acesso em:
Resumo: As linhas que compõem o presente trabalho são frutos de uma pesquisa de cunho Poético Visual, esta tem por intento dar conta de salientar os desdobramentos desse processo. Este texto debruça investigações sobre os processos fotográficos históricos, a prática da antotipia e fitotipia. Anthotypes ou processo de Antotipia, foi usada pela primeira vez em 1842 por Sir. John Herschel, cientista e astrônomo inglês, é uma técnica de revelação fotográfica no qual se utiliza pigmentos de plantas, flores e vegetais para revelar as imagens. A Fitotipia é um processo fotográfico de impressão de imagens que usa a própria folha da planta para revelar a imagem em transparência. Destaca-se que os diversos pigmentos vegetais e as folhas que foram testados nos processos são plantas nativas da região amazônica, algumas delas reagiram ao serem expostas ao sol, recebendo imagem. A partir da perspectiva historiográfica pesquisas bibliográficas, diálogos, conversas, relatos, testemunhos como manuais de fotografia e artigos científicos oriundos do século XIX são observados, criticados e analisados historicamente sobre a história dos processos fotográficos históricos. Assim como a pesquisa busca valorizar a fauna e a flora regional foi desenvolvido um trabalho fotográfico que valorizasse a historiografia e a cultura do povo Gavião, sobretudo da aldeia Kyikatêjê; destacando partes importantes de seu percurso histórico, seus processos migratórios, seus conflitos linguísticos, suas desterritorializações e etc. Este trabalho foi desenvolvido no sudeste paraense, debruçando seu olhar sobre a aldeia, visando estabelecer conexões entre as práticas de impressão de imagens sobre folhas vegetais e povos originários da Amazônia. Nesse sentido, ambiciona-se iluminar os resultados de tal esforço.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2119
Palavras-chave: Fotografia - Processamento
Historiografia e fotografia
Índios Gavião do Pará
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FAV - Faculdade de Artes Visuais

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