Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2135
Tipo: Dissertação
Título: Uma sequência de atividades didáticas para o ensino dos modelos atômicos ao modelo padrão de partículas sob a perspectiva da sala de aula invertida
Autor(es): PORTELA, Vagno Guedes
Primeiro Orientador: GOMES, Luiz Moreira
Data do documento: 2022
Citação: PORTELA, Vagno Guedes. Uma sequência de atividades didáticas para o ensino dos modelos atômicos ao modelo padrão de partículas sob a perspectiva da sala de aula invertida. 2022. 140 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2135. Acesso em:
Resumo: Tendo em vista a necessidade de atualização do currículo de física e a utilização de metodologias potencialmente motivadoras que possibilitem uma participação mais ativa por parte dos discentes nas aulas de física, esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar uma proposta de ensino dos modelos atomicos e a teoria do modelo padrão de partículas utilizando como sequência didática a estratégia metodológica da sala de aula invertida, em uma turma do ensino médio na rede pública de ensino no município de Tucuruí. Para tanto, foi realizado uma revisão da literatura sobre trabalhos que utilizaram a metodologia da sala de aula invertida para o alcance de uma aprendizagem significativa, além disso, fez-se uso das tecnologias digitais como ferramenta educacional para facilitar o processo cognitivo dos alunos na compreensão dos tópicos tratados. Nesse sentido, o ambiente virtual de aprendizagem, utilizado para depositar os materiais de estudo a saber: textos, vídeos, questionários, atividades individuais e em grupo foi o google sala de aula. A sequência didática produto deste trabalho, foi desenvolvida com base nas ideias das teorias de aprendizagem significativa de David Ausubel, da Carga Cognitiva, de John Sweller e do ensino em espiral, de Jerome Bruner. Diante dos resultados obtidos, verifica-se a eficácia da proposta de ensino utilizada, por considerar que houve uma participação maior e uma aprendizagem mais efetiva dos estudantes sobre os conteúdos trabalhados, além do mais acredita-se que este pode servir de referência para ser usado no desenvolvimento de outros trabalhos de cunho pedagógico.
Abstract: Bearing in mind the need to update the physics curriculum and the use of potentially motivating methodologies that allow a more active participation by students in physics classes, this research had the general objective of elaborating a proposal for teaching atomic models and the theory of the standard model of particles using as a didactic sequence the methodological strategy of the inverted classroom, in a high school class in the public school system in the municipality of Tucuruí. Therefore, a literature review was carried out on works that used the methodology of the inverted classroom to achieve meaningful learning, in addition, digital technologies were used as an educational tool to facilitate the students' cognitive process in understanding of the topics covered. In this sense, the virtual learning environment, used to deposit the study materials, namely: texts, videos, questionnaires, individual and group activities, was google classroom.The didactic sequence resulting from this work was developed based on the ideas of David Ausubel's theories of meaningful learning, John Sweller's Cognitive Load and Jerome Bruner's Spiral Teaching.In view of the results obtained, the effectiveness of the teaching proposal used is verified, considering that there was a greater participation and a more effective learning of the students about the contents worked, in addition, it is believed that this can serve as a reference to be used in the development of other pedagogical works.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2135
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Salas de aula invertidas
Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Editor: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Sigla da Instituição: UNIFESSPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MNPEF - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_Uma sequência de atividades didáticas para o ensino dos modelos atômicos.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI