Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2146
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Política Nacional de Humanização no contexto de gestores e profissionais de saúde: revisão integrativa da literatura
Autor(es): FREITAS, Zamália Alves Feitosa
Primeiro Orientador: CAMPOS, Aline Aparecida de Oliveira
Data do documento: 2022
Citação: FREITAS, Zamália Alves Feitosa. Política Nacional de Humanização no contexto de gestores e profissionais de saúde: revisão integrativa da literatura. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas, Faculdade de Saúde Coletiva, Curso de Bacharel em Saúde Coletiva, Marabá, 2022 Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2146. Acesso em:
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o conhecimento dos gestores e profissionais de saúde acerca da Política Nacional de Humanização (PNH). Além disso, buscou identificar as potencialidades e desafios para a implementação desta política e refletir acerca da importância da capacitação profissional como instrumento para a garantia do cuidado humanizado. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, realizado em setembro de 2022 com a amostra composta por publicações no período de 2003 a 2022 realizada nas bases de dados SciELO, LILACS com os seguintes descritores “humanização’’ AND ‘’profissionais’’ AND ‘’educação permanente’’. Através desse estudo evidenciou que os gestores e profissionais de saúde que conhecem a PNH são minoria. Os desafios encontrados foram superiores às potencialidades para a efetiva implementação da PNH. Destarte, percebe-se a importância de investir em capacitações, por meio da educação permanente, a fim de possibilitar mudanças no modo de pensar e fazer saúde.
Abstract: This research was developed with the objective of carrying out an integrative review of the literature on the knowledge of managers and health professionals about the National Humanization Policy (PNH). In addition, it sought to identify the potential and challenges for the implementation of this policy and reflect on the importance of professional training as an instrument to guarantee humanized care. This is an integrative literature review study, carried out in September 2022 with the sample composed of publications from 2003 to 2022 carried out in the SciELO, LILACS databases with the following descriptors “humanization” AND “professionals” ' AND ''permanent education''. Through this study, it showed that managers and health professionals who know the PNH are a minority. The challenges encountered were greater than the potential for the effective implementation of the PNH. Thus, it is perceived the importance of investing in training, through permanent education, in order to enable changes in the way of thinking and doing health.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2146
Palavras-chave: Humanização dos serviços de saúde
Profissionais de saúde
Profissionais de saúde - educação permanente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FASC - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Política Nacional de Humanização no contexto de gestores.pdf511,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI