Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2227
Tipo: Dissertação
Título: Kit didático como ferramenta facilitadora para o processo ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida
Título(s) alternativo(s): Produto Educacional
Autor(es): CABRAL, Carlos Rogério Gomes
Primeiro Orientador: NOVAIS, Andréa de Lima Ferreira
Data do documento: 2022
Citação: CABRAL, Carlos Rogério Gomes. Kit didático como ferramenta facilitadora para o processo ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida (Produto Educacional). 2022. 37 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2227. Acesso em:
Resumo: Este trabalho é resultado de um apanhado das contribuições pedagógicas didático- metodológicas do uso das novas tecnologias, especificamente, os sensores robóticos para aplicação de abordagens dos conceitos básicos acerca de fenômenos que envolvem o efeito fotoelétrico. Nesse sentido, apresenta-se como objetivo deste, um projeto experimental com, a construção de um kit didático como ferramenta facilitadora para o processo de ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida, podendo ser utilizado pelos professores de ensino básico como suporte para a Física Moderna, fazendo uso das contribuições dos modelos de aprendizagem significativa, Ausubel (1968) e Moreira (2012), do ensino híbrido (MORAN, 2017), e do Campo de Integração Curricular (CIC) em escolas de tempo integral nos anos finais do ensino fundamental. Dentre os teóricos utilizados na pesquisa estão, além dos citados acima, destaca-se Caruso (2006), Eisberg (1979) e Präs (2012), dentre outros.
Abstract: This work is the result of an overview of the didactic-methodological pedagogical contributions of the use of new technologies, specifically, robotic sensors for application and approaches to basic concepts about phenomena involving the photoelectric effect. In this sense, an experimental project is presented with the construction of a didactic kit as a facilitating tool for the teaching-learning process of the photoelectric effect using the inverted classroom methodology, which can be used by elementary school teachers as support for Modern Physics, making use of the contributions of meaningful learning models, Ausubel (1968) and Moreira (2012), blended learning (MORAN, 2017), and Curricular Integration Fields (CIF) in full-time schools at the end of elementary school. Among the theorists used in the research are, in addition to those mentioned above, Caruso (2006), Eisberg (1979) and Präs (2012), among others.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2227
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Didática
Sala de aula invertida
Fotoeletricidade
Editor: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Sigla da Instituição: UNIFESSPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MNPEF - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Kit didático como ferramenta facilitadora.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI