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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2301
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da educação ambiental no ensino fundamental: estudo realizado com os professores da Escola de Ensino Fundamental Professora Doralice de Andrade Vieira localizada em Marabá no Estado do Pará
Autor(es): Lima, Juliana Silva
Carvalho, Maria Geovane Costa
Primeiro Orientador: Lourinho, Silvana Silvana
Data do documento: 2016
Citação: Lima, Juliana Silva. A importância da educação ambiental no ensino fundamental: estudo realizado com os professores da Escola de Ensino Fundamental Professora Doralice de Andrade Vieira localizada em Marabá no Estado do Pará / Juliana Silva Lima, Maria Geovane Costa Carvalho. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Marabá, 2016. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2301>. Acesso em:
Resumo: Este TCC de graduação em Ciências Naturais foi realizado com uma pesquisa junto com os professores do 9º ano da Escola Professora Doralice de Andrade Vieira e teve como objetivo principal, identificar propostas de ensino aprendizagem na área de Educação Ambiental, aplicadas por professores do ensino Fundamental que visem à construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação e defesa do meio ambiente. Este estudo possui uma abordagem qualitativa e foi utilizado como instrumento de coleta de dados alguns questionários que foram respondidos pelos docentes. A pesquisa foi realizada nos meses iniciais do ano de 2016. Neste trabalho considerou-se o envolvimento da escola nas ações de educação ambiental no ensino fundamental, no sentido de que os professores consigam vencer desafios que certamente são enfrentados em sala de aula. A proposta aqui foi de buscar informações que venham subsidiar e contribuir para o trabalho dos professores de forma harmônica interdisciplinar entre as disciplinas distintas e a educação ambiental. Neste sentido, para obter um maior numero de informações, foi utilizado tais referenciais teóricos e metodológicos de diversificados autores que explanam sobre o referido tema como: (Rousseau (1995), Freire (1981), Dias (1992), Carvalho (1998) entre outros, a partir da análise de dados concluiu- se que os professores utilizam a temática de defesa do meio ambiente em suas aulas esporadicamente. pois o modelo de ensino aplicado comumente no ensino fundamental, muitas vezes dificulta a transversalidade. Portanto, acredita- se que a melhoria deste quadro implica em modificações estruturais, e como proposta de intervenção sugeri- se a formação permanente do quadro docente inserindo as temáticas transversais de forma interdisciplinar através de novas técnicas e novas metodologias de ensino em sala de aula.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2301
Palavras-chave: Educação ambiental (Ensino fundamental) - Estudo e ensino – Marabá (PA)
Prática de ensino
Formação de professores
Meio Ambiente
Interdisciplinaridade
Formação permanente
Aparece nas coleções:FAQUIM – Ciências Naturais

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