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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de modelos didáticos para o ensino de Ciências para discentes com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental II
Autor(es): SANTOS, Antonia Soares dos
Primeiro Orientador: SILVA, Diogenes Henrique de Siqueira
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Antonia Soares dos. Produção de modelos didáticos para o ensino de Ciências para discentes com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental II. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315. Acesso em:
Resumo: A elaboração de materiais adaptados tem como principal objetivo fomentar uma educação inclusiva, simplificando a troca de conhecimentos entre educadores e alunos. Apesar de terem sido concebidos com foco nos alunos com deficiência visual, esses recursos têm a capacidade de beneficiar toda a classe estudantil. O educador, ao compreender a singularidade de cada aluno, simplifica o processo de ensino-aprendizagem, e um elemento crucial para isso é o envolvimento com as famílias. Ficou evidente que os alunos com deficiência visual não participam regularmente das aulas, o que interfere em sua progressão educacional. À medida que o educador adquire um conhecimento mais profundo do aluno, incluindo suas aptidões e desafios, a comunicação e a transmissão de conhecimento ocorrem de maneira mais fluida e orgânica. O professor munido dessas percepções fará um melhor trabalho e se o aluno estiver familiarizado com o ambiente escolar e um material adaptado receberá com mais fidelidade o conteúdo estudado. Então, este trabalho vem mostrar que é possível utilizar materiais de baixo custo, reciclável, e de longa durabilidade para proporcionar tais habilidades de inclusão e assim evitar a evasão escolar daqueles que tem os mesmos direitos ao aprendizado.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2315
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficiente visual - educação
Educação especial
Ciências - estudo e ensino
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Ciências Naturais

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