Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/526
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Know how / know what / know about: o poder e o saber do/no livro didático
Autor(es): FERREIRA, Johás Johnathan da Conceição
Primeiro Orientador: UCHÔA-FERNANDES, José Adjailson
Data do documento: 2010
Citação: FERREIRA, Johás Johnathan da Conceição. Know how / know what / know about: o poder e o saber do/no livro didático. 2010. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura em Letras, Marabá, 2010. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/527>. Acesso em:
Resumo: Língua Inglesa (LI) a respeito do Livro Didático (LD) no contexto da rede pública de Ensino do município de Marabá-PA. Para a elaboração do corpus, realizamos entrevistas com professores de Inglês da rede pública de ensino desta localidade, nas quais os educadores enunciaram a respeito de suas práticas docentes e do papel do LD nestas. Em nossa análise, partimos de pressupostos teóricos oriundos dos estudos discursivos sobre a linguagem e o sentido (Orlandi, 2002). Assim, tomamos a linguagem não como elemento transparente, mas como instância comunicativa em que o sujeito imprime suas marcas, sendo também afetado pela língua que pensa “dominar”. Pela análise dos efeitos de sentido que emergem dos enunciados, pode-se entrever o estabelecimento de hierarquias entre LD e professores. Estas hierarquias parecem se fundamentar em relações de poder assimétricas (Foucault, 1971) entre professor e LD, as quais se materializam nas práticas adotadas e nas concepções de língua e ensino que permeiam o imaginário do sujeito-professor.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/526
CNPq: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino - Marabá (PA)
Livros didáticos
Professores de línguas
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Know how, know what.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI