Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/560
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Simuladores educacionais: sua utilização em sala de aula
Autor(es): TRAVASSOS, Márcio Romulo Silva
Primeiro Orientador: ANDRADE FILHO, Tarciso Silva de
Data do documento: 2016
Citação: TRAVASSOS, Márcio Romulo Silva. Simuladores educacionais: sua utilização em sala de aula. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/560>. Acesso em:
Resumo: Conhecemos as dificuldades que assolam o sistema de ensino-aprendizagem, principalmente, em áreas especificas como a Física. Este fato acaba por refletir no desempenho dos alunos em sala de aula, pois tal disciplina requer uma capacidade de abstração muito grande tornando assim o trabalho do professor de física, muito árduo. Pensando nessa problemática resolveu-se realizar uma pesquisa sobre a utilização de simuladores educacionais de física em salas de aula nas escolas públicas de Marabá, com objetivo de se verificar a utilização desse recurso, bem como qual frequência e intuídos eles são utilizados e se por parte dos alunos essa utilização surti algum efeito. Por se entender que os recursos tecnológicos podem ser um importante aliado no ensino de Física. Principalmente devido à identificação que os jovens têm ao fazerem uso de tais tecnologias. Para tanto, foi elaborado um questionário aplicado aos alunos e em seguida foi realizada uma análise dos dados. Os resultados serão mostrados através de gráficos que definem bem o uso dos simuladores na região analisada.
Abstract: We are mindful of the difficulties plaguing the teaching-learning system, particularly in specific areas such as physics, and it turns out to reflect on the performance of students in the classroom, as this discipline requires a very large capacity for abstraction and makes it so work professor of physics, very hard and very cornered. We thought of this problem that physical education is a very difficult task and that their learning is much resistance from students is that we decided to do a research on the use of physical educational simulators in classrooms in Maraba schools, as the goal to check for the use of this refuse in the classroom and how often and intuited they are used and by students that use surti some effect, even because we understand that technological resources can be an important ally in physical education, mainly due to identification that young people have with such technologies. For this purpose it prepared a questionnaire, which is attached to this work, which was applied to the students and then was made an analysis of the data and even shown through charts that define well the use of simulators in the analyzed region.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/560
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Palavras-chave: Ensino auxiliado por computador
Pratica de ensino
Ensino-aprendizagem
Simuladores
Ensino de Física
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FAFIS - Faculdade de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Simuladores educacionais.pdf758,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI