Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/564
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A energia eólica como tema gerador para o aprendizado de conceitos de hidrodinâmica e eletromagnetismo
Autor(es): SANTOS, Francisco Aldene Rodrigues dos
Primeiro Orientador: GOMES, Luiz Moreira
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, Francisco Aldene Rodrigues dos. A energia eólica como tema gerador para o aprendizado de conceitos de hidrodinâmica e eletromagnetismo. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/564>. Acesso em:
Resumo: Este trabalho trata do ensino de conceitos de Física a partir da abordagem temática sobre a energia eólica. Utilizando os referenciais teóricos de Piaget, Vygotsky e Ausubel para subsidiar a metodologia utilizada, foram ensinados em sala de aula conceitos elementares de Hidrodinâmica e Eletromagnetismo alinhados com as atividades experimentais buscando a construção de uma aprendizagem significativa, trazendo para a sala de aula o debate sobre a questão ambiental e mudança climática. Foram feitas triagens e avaliações buscando avaliar o aprendizado dos alunos sobre os conceitos ensinados e sobre o tema da energia eólica. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios.
Abstract: This work is about teaching physics concepts from the thematic approach on wind energy. Using the theoretical frameworks of Piaget, Vygotsky and Ausubel to back up the methodology, were taught in the classroom basic concepts on Hydrodynamics and Electromagnetism in line with the experimental activities with a focus on a meaningful learning, bringing to the classroom the debate on environmental issues and climate change. Surveys and evaluations were made in order to evaluate the students learning about the concepts taught and on the subject of wind energy. The results were satisfactory.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/564
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Palavras-chave: Energia – Fontes alternativas
Recursos naturais renováveis
Recursos energéticos
Energia eólica
Hidrodinâmica
Eletromagnetismo
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FAFIS - Faculdade de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A energia eólica como tema.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI