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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/643
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A disciplina de história no ensino fundamental I: reflexões sobre a modalidade de ensino e os manuais didáticos na cidade de Xinguara/PA – 2010/2018
Autor(es): BELMIRO, Candida Lisboa
Primeiro Orientador: BARROS, Lucilvana Ferreira
Data do documento: 2018
Citação: BELMIRO, Candida Lisboa. A disciplina de história no ensino fundamental I: reflexões sobre a modalidade de ensino e os manuais didáticos na cidade de Xinguara/PA – 2010/2018. 2018. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Xinguara, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Curso de Licenciatura Plena em História, Xinguara, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo refletir acerca do ensino de História no Brasil, a História como disciplina, e em especifico o Ensino de História no ensino fundamental I no município de Xinguara a partir da análise teórico-metodológica do livro didático de História, discursos das professoras e as representações étnico-raciais na coleção Buriti 2010/2018, compreendendo três triênios dos quais até o não de 2015 a atualização desta coleção completou do 2º ao 5º ano, e no triênio vigente estão sendo utilizados pelos dois últimos nos do ensino fundamental I, traçando um panorama da disciplina e do livro didático através de referenciais teóricos. Para a compreensão de como o ensino de História está sendo desenvolvido nas escolas municipais foi realizada uma pesquisa de campo e entrevistas com professoras de duas escolas do município, através de suas narrativas pode ser observado os desafios e as perspectivas em relação ao ensino de História nesta etapa da educação básica das escolas municipais de Xinguara/Pa. A estruturação legal fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental I de História, e Base Nacional Comum Curricular. A análise constitui-se a partir da contribuição teórica de Albuquerque Júnior (2017), Alves (2011) Bittencourt (2004; 2009; 2011), Cassiano (2013), Chartier (1991; 1990; 1995), Choppin (2002; 2004), Fonseca (2017), Fonseca (2003; 2009; 2010; 2012) Moreno (2014), Munakata (2007; 2012) Rusen, (2001; 2010), dentre outros.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/643
CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA
Palavras-chave: História - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Livro didático
Relações raciais
História - Xinguara (PA)
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:Curso de História

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