Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/678
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aulas de língua portuguesa na perspectiva da linguística sistêmico-funcional: uma experiência de estágio de observação
Autor(es): RIBEIRO, Anna Caroline Sousa
Primeiro Orientador: MOREIRA, Tânia Maria
Data do documento: 2017
Citação: RIBEIRO, Anna Caroline Sousa. Aulas de língua portuguesa na perspectiva da linguística sistêmico-funcional: uma experiência de estágio de observação. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/678>. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho, atenta-se para o ensino de Linguística/Gramática Sistêmico- Funcional em escolas. A Linguística Sistêmico-Funcional é uma teoria social que considera a linguagem uma entidade viva que é presente no cotidiano e sofre influência nas mais variadas situações. O objetivo deste é investigar as possibilidades de uso da Linguística/Gramática Sistêmico Funcional nas aulas de língua materna em uma turma do ensino fundamental de uma escola pública de Marabá, constatando a vantagem da mesma para o desenvolvimento e melhor aprendizado. A partir da observação e análise do uso dessa teoria ligada ao ensino de gêneros discursivos/textuais em sala de aula, constatou-se um resultado positivo, tendo em vista que os alunos desenvolveram melhor interação com a língua portuguesa e seu uso.
Abstract: This work looks to the systemic/functional Teaching of Linguistics/grammar in schools. The Systemic Linguistics and functional is a social theory that considers the language a living entity that is present in everyday life and It has been influenced in several situations. The goal is to investigate the possibilities of using the Linguistics/Grammar Functional Systemic in the mother tongue in an Elementary education class in a public school in Marabá, noticing the advantage for the development and better learning. Based on the observation and analysis the practice of this theory about teaching the speech/textual in the classroom, there was a positive result, as observed that the students developed better interaction with the Portuguese language and its use.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/678
CNPq: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Palavras-chave: Lingüística - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Gramática - Estudo e ensino
Língua materna - Estudo e ensino
Prática de ensino
Aprendizagem
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Aulas de Língua Portuguesa na perspectiva da Linguística sistemico-funcional.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI