Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/844
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Temas geradores no processo de alfabetização e letramento de crianças do 5º ano
Autor(es): COSTA, Maria das Dores Ferreira
Primeiro Orientador: COSTA, Walber Christiano Lima da
Data do documento: 2019
Citação: COSTA, Maria das Dores Ferreira Temas geradores no processo de alfabetização e letramento de crianças do 5º ano. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/844>. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral investigar quais as contribuições dos temas geradores no processo de alfabetização e letramento das crianças do 5º ano de uma escola pública de Marabá (PA). E específicos: observar se a gestão escolar dá suporte no processo de alfabetização e letramento e analisar quais temas geradores são viáveis para serem utilizados com os alunos do 5º ano do ensino básico. Alfabetizar vai além de simplesmente aplicar conteúdos em sala de aula, são necessárias estratégias metodológicas para que aconteça efetivamente. Para isso, o trabalho aborda os temas geradores, que são métodos transformadores no processo de alfabetização desenvolvido pelo educador Paulo Freire. Para a realização da pesquisa, escolheu-se uma escola pública de ensino fundamental de 1º ao 5º ano, localizada no núcleo São Félix na cidade de Marabá (PA), que atende alunos de classe popular. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa este trabalho adota a pesquisa-ação, pois possui um caráter participativo, pelo fato de promover interação entre pesquisador e membros representativos da situação investigada. Constatamos que os temas geradores podem ser utilizados na educação de alunos do 5º ano de forma que favoreça os processos de ensino e de aprendizagem dos alunos –, proporcionando a eles mais criticidade, favorecendo sua autonomia – e que esta proposta metodológica diferenciada possa ser ainda mais utilizada e contribua na construção de uma educação de qualidade.
Abstract: The present work has as general goal to investigate which are the contributions of generator themes in the alphabetizing and literacy process of children of the 5th year of a public school at Marabá-PA. And specific goals: observing if the schooling management supports the alphabetizing and literacy process and analyzing which generators themes are able to be used by pupils of 5th year of elementary school. Alphabetizing goes beyond of merely applying contents in the class, furthermore, methodological strategies are necessary for its effectiveness. In this regard, the work approaches the generator themes developed by Paulo Freire, which are transformative methods in the alphabetizing process. To the accomplishment of this research, a public elementary school for 1th to 5th grade has been chosen, located at São Felix Center in the city of Marabá-PA, which is attended by students of low income class. The methodological approach is qualitative and the research technique is the research-action, because of its participative character, for its further interaction between researcher and representative members of the situation investigated. It has been verified that generator themes can be used in the education of students of the 5th year, so that they may support the teaching-learning process of students –, providing more criticism, favoring their autonomy – and that this unique methodological proposal can be even more applied and contribute to the construction of a quality education.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/844
Palavras-chave: Alfabetização–Marabá(PA)
Ensino
Aprendizagem
Letramento
Ensino fundamental
Prática de ensino
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Temas geradores no processo de alfabetização.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI