Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma experiência com o texto poético na sala de aula: o diálogo necessário
Autor(es): SILVA, Maria Vanderléia Rocha
Primeiro Orientador: ALENCAR, Maria Cristina Macedo
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Maria Vanderléia Rocha. Uma experiência com o texto poético na sala de aula: o diálogo necessário. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914>. Acesso em:
Resumo: A partir de uma experiência vivenciada na sala de aula com textos poéticos na escola Carlos Marighela, pretendeu-se nesse estudo compreender e refletir sobre o lugar do texto poético na instituição já referida numa turma do 7° ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado pela reflexão e análise dessa experiência. Logo, os procedimentos metodológicos utilizados foram à pesquisa qualitativa, além de estudos documentais e teóricos como Chiappini (2004), Geraldi (2006), Candido (2011) e Caldart (2004). Como resultados o trabalho aponta para a valorização das atividades com a linguagem poética na sala de aula. Por meio de leituras feitas ao longo desse estudo concluímos que, infelizmente, o gênero poético ocupa um lugar subalterno nas escolas brasileiras, acreditamos na existência de trabalhos significativos com o gênero literário na sala de aula, no entanto sabemos que essas experiências ainda são mínimas diante das possibilidades ofertadas por esse gênero. A escola Carlos Marighella é um exemplo dessa parcela minoritária. A partir da proposta de Ensino e da descrição dos conteúdos trabalhados pela professora de língua portuguesa durante o segundo semestre do ano letivo de 2016, compreendemos que a escola vem desempenhando um papel significativo com diversos gêneros textuais inclusive os literários.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/914
Palavras-chave: Gêneros literários - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Poesia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Leitura (Ensino fundamental)
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Textos poéticos
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_uma experiência como texto poético.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI