Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GUIMARÃES, Fernando de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T17:41:41Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T17:41:41Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Fernando de Almeida. Ludicidade no ensino de química orgânica para alunos do ensino médio. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1000 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Jogos lúdicos | pt_BR |
dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Estudo de química | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | Ludicidade no ensino de química orgânica para alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SIQUEIRA, Joana Luiza Pires | - |
dc.description.resumo | Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos que quase sempre é devido à metodologia clássica utilizada pelo professor. O jogo aqui escolhido é o ludo, que consiste em jogo de dados com perguntas relacionadas às funções orgânicas. Esse trabalhado foi realizado com duas turmas de 3º ano da escola “O Pequeno Príncipe”, onde os alunos a cada jogada do dado responderam questões relacionadas às funções orgânicas dando exemplos do cotidiano, a cada resposta correta avançaram uma casa no tabuleiro. As turmas do 3º ano foram divididas uma com o jogo e a outra sem o jogo, ao final aplicou se provas iguais as duas turmas, e assim foram anotados os resultados finais. O trabalho tem como principal objetivo apresentar de forma diferenciada métodos para trabalhar conteúdos de química, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ludicidade no ensino de química orgânica.pdf | 531,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons