Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUIMARÃES, Fernando de Almeida-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:41:41Z-
dc.date.available2019-11-13T17:41:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Fernando de Almeida. Ludicidade no ensino de química orgânica para alunos do ensino médio. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1000-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.subjectFunções orgânicaspt_BR
dc.subjectEstudo de químicapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleLudicidade no ensino de química orgânica para alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SIQUEIRA, Joana Luiza Pires-
dc.description.resumoOs jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos que quase sempre é devido à metodologia clássica utilizada pelo professor. O jogo aqui escolhido é o ludo, que consiste em jogo de dados com perguntas relacionadas às funções orgânicas. Esse trabalhado foi realizado com duas turmas de 3º ano da escola “O Pequeno Príncipe”, onde os alunos a cada jogada do dado responderam questões relacionadas às funções orgânicas dando exemplos do cotidiano, a cada resposta correta avançaram uma casa no tabuleiro. As turmas do 3º ano foram divididas uma com o jogo e a outra sem o jogo, ao final aplicou se provas iguais as duas turmas, e assim foram anotados os resultados finais. O trabalho tem como principal objetivo apresentar de forma diferenciada métodos para trabalhar conteúdos de química, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ludicidade no ensino de química orgânica.pdf531,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI