Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1000
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ludicidade no ensino de química orgânica para alunos do ensino médio
Autor(es): GUIMARÃES, Fernando de Almeida
Primeiro Orientador: SIQUEIRA, Joana Luiza Pires
Data do documento: 2015
Citação: GUIMARÃES, Fernando de Almeida. Ludicidade no ensino de química orgânica para alunos do ensino médio. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
Resumo: Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos que quase sempre é devido à metodologia clássica utilizada pelo professor. O jogo aqui escolhido é o ludo, que consiste em jogo de dados com perguntas relacionadas às funções orgânicas. Esse trabalhado foi realizado com duas turmas de 3º ano da escola “O Pequeno Príncipe”, onde os alunos a cada jogada do dado responderam questões relacionadas às funções orgânicas dando exemplos do cotidiano, a cada resposta correta avançaram uma casa no tabuleiro. As turmas do 3º ano foram divididas uma com o jogo e a outra sem o jogo, ao final aplicou se provas iguais as duas turmas, e assim foram anotados os resultados finais. O trabalho tem como principal objetivo apresentar de forma diferenciada métodos para trabalhar conteúdos de química, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1000
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Palavras-chave: Jogos lúdicos
Funções orgânicas
Estudo de química
Metodologia de ensino
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ludicidade no ensino de química orgânica.pdf531,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI