Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1001
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Aplicação de material didático para o ensino do teste de paternidade em turmas do ensino fundamental regular |
metadata.dc.creator: | SANTOS, Mariete Marques dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | GORDO, Sheila Maysa da Cunha |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SANTOS, Mariete Marques dos. Aplicação de material didático para o ensino do teste de paternidade em turmas do ensino fundamental regular. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | As transformações históricas que o ensino de ciências naturais sofreu ao longo do tempo, trouxe consigo diversas teorias para a adoção de práticas metodológicas que viabilizem a aprendizagem. No ensino fundamental regular necessariamente na área de genética é essencial, a adoção de práticas para o desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno. As diferentes formas metodológicas para a abordagem do tema pelo professor em sala de aula são de extrema importância para obtenção de uma aprendizagem significativa. O presente trabalho se trata da adoção de uma prática chamado teste de paternidade que foi aplicado em duas turmas do oitavo ano do ensino fundamental, auxiliando nos conteúdos de hereditariedade, possuindo como base a teoria da aprendizagem significativa e o construtivismo. A aplicação de um questionário investigativo para sondar o aluno sobre os conhecimentos prévios foi fundamental para a realização da atividade. A expressão teste de paternidade frequentemente surge em programas televisivos, sendo assim alguns alunos que habitualmente assistem TV possuem uma familiaridade com os termos referentes ao conteúdo que envolve a genética, facilitando a adoção de seus respectivos significados científicos com o auxílio do professor em sala de aula, proporcionando a inserção do aluno na sociedade, através do envolvimento dos mesmos durante o processo de ensino. A observação da reação dos estudantes durante a aplicação da aula prática, serve como estimulo para o professor sempre renovar suas metodologias, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | The historical transformations that the teaching of the natural sciences has suffered over time has brought with it several theories for the adoption of methodological practices that make education possible. In regular primary education necessarily in the area of genetics is essential, the adoption of practices for the cognitive and intellectual development of the student. The different methodological forms for the approach of the subject by the teacher in the classroom are of extreme importance to obtain a meaningful learning. The present work deals with the adoption of a practice called paternity test that was applied in two classes of the eighth grade of elementary school, helping in the contents of heredity. The application of an investigative questionnaire to probe the student about the knowledge of the terms that they have already heard was fundamental for the accomplishment of the activity. The expression paternity test often appears in television programs, so some students who usually watch TV have a familiarity with the terms referring to content that involves heredity, facilitating the adoption of their respective scientific meanings with the help of teachers in the classroom. The aid of practical classes for teaching genetics is an important point to encourage learners inserted in all processes that involve paternity testing. Emphasizing the role of the teacher in seeking meaningful learning and stimulating the student to finalize the suggested activities, thus learning the scientific terms. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1001 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Keywords: | Ciência – Estudo e ensino – Marabá (PA) Ciência (Ensino fundamental) Ciência – Metodologia Aprendizagem Genética humana Testes de paternidade |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Aplicação de material didático para o.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License