Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSUGAWARA, Nayara Haruko Seixas-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:42:17Z-
dc.date.available2019-11-13T17:42:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSUGAWARA, Nayara Haruko Seixas. Importância da aplicação de metodologias em Química através do subprojeto PIBID- licenciatura em Química-Marabá/Pa. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1004-
dc.description.abstractThe Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) is a program to encourage teacher education, initiated in 2007 by the MEC, from the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), aiming to provide undergraduate students of undergraduate courses, classroom experience in public schools, during training process. The present work has as object of research the researches developed by the PIBID scholarship holders - Licentiate in Chemistry of UFPA / Unifesspa: "Reactivation of laboratory of Public Schools: The use of Experimentation in the Classes of Chemistry". Throughout the project were developed several activities, such as: Experiments using low cost materials, Play games, Educational Software, Inclusion of students with low vision and blindness, Green chemistry, Introduction to Scientific Research in high school, in parallel, these activities served to constitute the I and II Methodological Exhibition of Chemistry Teaching, which offered to present to the students of the participating schools and the community. The activities developed in the subproject have sought an improvement in the learning process in the area of chemistry, due to the fact that teaching is often conducted in an uninteresting and not very understandable way. At the end of the PIBID project, the importance of the latter as a facilitator of knowledge was aroused, arousing the students' interest in the contents that are beginning to have senses to nature and science that are not possible when studying chemistry only in theory and also by students undergraduate degree in Chemistry, who were able to experience teaching in public schools.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.subjectQuimica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de química – Formaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.titleImportância da aplicação de metodologias em Química através do subprojeto PIBID- licenciatura em QuímicaMarabá/Papt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Simone Yasue Simote SILVA-
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa de incentivo a formação do professor, iniciado em 2007 pelo MEC, a partir da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo proporcionar aos discentes de graduação dos cursos de licenciatura, a experiência em sala de aula nas escolas públicas, durante processo de formação. O presente trabalho tem como objeto de estudo, as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas do PIBID – Licenciatura em Química da UFPA/Unifesspa: “Reativação de laboratório de Escolas Públicas: O uso da Experimentação nas Aulas de Química”. Ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades, tais como: Experimentos utilizando materiais de baixo custo, Jogos lúdicos, Software Educacionais, Inclusão de alunos com baixa visão e cegueira, Química verde, Introdução à Pesquisa Científica no ensino médio, em paralelo, essas atividades serviram para constituir a I e a II Mostra Metodológica do Ensino de Química, que proporcionou apresentar para os alunos das escolas participantes e a comunidade. As atividades desenvolvidas no subprojeto buscaram uma melhoria no processo de ensino aprendizagem na área de química, devido apontar um ensino frequentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. Ao fim do projeto PIBID verificou-se a importância deste, como facilitador do conhecimento, despertando o interesse dos estudantes pelos conteúdos que passam a ter sentidos à natureza e à ciência que não são possíveis ao se estudar Química apenas na teoria, e também pelos alunos de graduação do curso de licenciatura em Química, que puderam vivenciar a docência em escolas públicas.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Importância da aplicação de metodologias.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI