Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1004
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Importância da aplicação de metodologias em Química através do subprojeto PIBID- licenciatura em QuímicaMarabá/Pa |
Autor(es): | SUGAWARA, Nayara Haruko Seixas |
Primeiro Orientador: | Simone Yasue Simote SILVA |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SUGAWARA, Nayara Haruko Seixas. Importância da aplicação de metodologias em Química através do subprojeto PIBID- licenciatura em Química-Marabá/Pa. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa de incentivo a formação do professor, iniciado em 2007 pelo MEC, a partir da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo proporcionar aos discentes de graduação dos cursos de licenciatura, a experiência em sala de aula nas escolas públicas, durante processo de formação. O presente trabalho tem como objeto de estudo, as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas do PIBID – Licenciatura em Química da UFPA/Unifesspa: “Reativação de laboratório de Escolas Públicas: O uso da Experimentação nas Aulas de Química”. Ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades, tais como: Experimentos utilizando materiais de baixo custo, Jogos lúdicos, Software Educacionais, Inclusão de alunos com baixa visão e cegueira, Química verde, Introdução à Pesquisa Científica no ensino médio, em paralelo, essas atividades serviram para constituir a I e a II Mostra Metodológica do Ensino de Química, que proporcionou apresentar para os alunos das escolas participantes e a comunidade. As atividades desenvolvidas no subprojeto buscaram uma melhoria no processo de ensino aprendizagem na área de química, devido apontar um ensino frequentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. Ao fim do projeto PIBID verificou-se a importância deste, como facilitador do conhecimento, despertando o interesse dos estudantes pelos conteúdos que passam a ter sentidos à natureza e à ciência que não são possíveis ao se estudar Química apenas na teoria, e também pelos alunos de graduação do curso de licenciatura em Química, que puderam vivenciar a docência em escolas públicas. |
Abstract: | The Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) is a program to encourage teacher education, initiated in 2007 by the MEC, from the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), aiming to provide undergraduate students of undergraduate courses, classroom experience in public schools, during training process. The present work has as object of research the researches developed by the PIBID scholarship holders - Licentiate in Chemistry of UFPA / Unifesspa: "Reactivation of laboratory of Public Schools: The use of Experimentation in the Classes of Chemistry". Throughout the project were developed several activities, such as: Experiments using low cost materials, Play games, Educational Software, Inclusion of students with low vision and blindness, Green chemistry, Introduction to Scientific Research in high school, in parallel, these activities served to constitute the I and II Methodological Exhibition of Chemistry Teaching, which offered to present to the students of the participating schools and the community. The activities developed in the subproject have sought an improvement in the learning process in the area of chemistry, due to the fact that teaching is often conducted in an uninteresting and not very understandable way. At the end of the PIBID project, the importance of the latter as a facilitator of knowledge was aroused, arousing the students' interest in the contents that are beginning to have senses to nature and science that are not possible when studying chemistry only in theory and also by students undergraduate degree in Chemistry, who were able to experience teaching in public schools. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1004 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Palavras-chave: | Professores de química Quimica – Estudo e ensino Professores de química – Formação Aprendizagem Prática de ensino Estudantes Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Importância da aplicação de metodologias.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons