Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, Bruno Douglas Cantão-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:47:22Z-
dc.date.available2019-11-13T17:47:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMARQUES, Bruno Douglas Cantão. A importância do ensino experimental de Química na motivação e aprendizagem dos alunos de 1º ano da E.E.E.F.M Prof. Acy Barros. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1013-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAulas experimentaispt_BR
dc.titleA importância do ensino experimental de Química na motivação e aprendizagem dos alunos de 1º ano da E.E.E.F.M Prof. Acy Barrospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ALENCAR, Wagner Soares de-
dc.description.resumoRealizou-se, neste trabalho, uma pesquisa avaliativa sobre a importância experimental no ensino de química em duas turmas de 1º ano do ensino médio: 1º ano B e 1º ano C da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, localizada na cidade de Marabá, estado do Pará, ambas com 17 alunos. A avaliação na turma B foi feita através de aplicação de dois questionários, sendo um pedagógico, para saber a opinião dos alunos sobre a disciplina de química, e outro didático, para medir o grau de aprendizagem no conteúdo de química visto na teoria, tais como, densidade, mudança de estado físico da matéria e separação de misturas. A avaliação da turma C foi feita semelhante a da turma B, contudo houve também a ministração de aulas experimentais em sala de aula. Para uma melhor comparação entre as turmas, foram feitas as mesmas perguntas nos dois questionários. Para medir o grau de motivação dos alunos, foi repassado o questionário pedagógico na turma C, após as aulas experimentais. O objetivo deste trabalho foi comprovar a importância das aulas experimentais como meio motivacional e aprimorador de conhecimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois a turma C, a qual recebeu as aulas experimentais, se destacou em relação à turma B, que não teve aula experimental. Dessa forma, podemos dizer que a teoria vista em sala de aula aliada à experimentação científica, além de motivar, também melhora a fixação do conteúdo na mente dos alunos.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A importância do ensino experimental de Química.pdf873,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI