Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Eliane Pereira dos-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:48:30Z-
dc.date.available2019-11-13T17:48:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Eliane Pereira dos. Aplicação de jogos lúdicos no ensino de química. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1020-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.titleAplicação de jogos lúdicos no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SIQUEIRA, Joana Luíza Pires-
dc.description.resumoA utilização de jogos lúdicos permite que o aluno experimente vivências nas áreas cognitivas, afetiva e psicomotora. Trata–se de uma ferramenta muito importante para o professor mediar o processo de ensino/aprendizagem de uma forma mais dinâmica. Este trabalho trata-se da importância da aplicação de jogos lúdicos nas salas de aula como um instrumento significativo no processo de ensino e aprendizagem. O estudo tem como objetivo verificar a influência da aplicação de um jogo didático-pedagógico lúdico e enfocar a prática de jogos didáticos ou atividades lúdicas dentro da sala de aula. O jogo, Largada Química, foi aplicado em duas escolas publicas de Ensino Fundamental, Escola São Francisco e Escola “Dr. Inácio de Sousa Moita”. Foram escolhidas duas turmas do 9º ano para a aplicação da atividade lúdica. No primeiro momento os alunos responderam a um questionário com perguntas relacionadas ao assunto do jogo que foi Misturas e Fases. No segundo momento realizou-se a aplicação da atividade onde os alunos iriam sortear perguntas e responder as mesmas. O aluno que chegasse primeiro a linha de chegada seria o ganhador. No terceiro momento os alunos responderam novamente o questionário a fim de se comparar o grau de conhecimento dos mesmos antes e após a aplicação da atividade lúdica. A turma da Escola “Dr. Inácio de Sousa Moita” teve maior desempenho nos resultados. Pode-se concluir que a atividade lúdica é uma ferramenta importante no ensino de química, pois facilita o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Aplicação de jogos lúdicos no ensino.pdf910,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI