Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1020
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Aplicação de jogos lúdicos no ensino de química |
metadata.dc.creator: | SANTOS, Eliane Pereira dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SIQUEIRA, Joana Luíza Pires |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SANTOS, Eliane Pereira dos. Aplicação de jogos lúdicos no ensino de química. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A utilização de jogos lúdicos permite que o aluno experimente vivências nas áreas cognitivas, afetiva e psicomotora. Trata–se de uma ferramenta muito importante para o professor mediar o processo de ensino/aprendizagem de uma forma mais dinâmica. Este trabalho trata-se da importância da aplicação de jogos lúdicos nas salas de aula como um instrumento significativo no processo de ensino e aprendizagem. O estudo tem como objetivo verificar a influência da aplicação de um jogo didático-pedagógico lúdico e enfocar a prática de jogos didáticos ou atividades lúdicas dentro da sala de aula. O jogo, Largada Química, foi aplicado em duas escolas publicas de Ensino Fundamental, Escola São Francisco e Escola “Dr. Inácio de Sousa Moita”. Foram escolhidas duas turmas do 9º ano para a aplicação da atividade lúdica. No primeiro momento os alunos responderam a um questionário com perguntas relacionadas ao assunto do jogo que foi Misturas e Fases. No segundo momento realizou-se a aplicação da atividade onde os alunos iriam sortear perguntas e responder as mesmas. O aluno que chegasse primeiro a linha de chegada seria o ganhador. No terceiro momento os alunos responderam novamente o questionário a fim de se comparar o grau de conhecimento dos mesmos antes e após a aplicação da atividade lúdica. A turma da Escola “Dr. Inácio de Sousa Moita” teve maior desempenho nos resultados. Pode-se concluir que a atividade lúdica é uma ferramenta importante no ensino de química, pois facilita o processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1020 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Keywords: | Química – Estudo e ensino Jogos educativos Atividades criativas na sala de aula Química (Ensino fundamental) Atividade lúdica |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Aplicação de jogos lúdicos no ensino.pdf | 910,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License