Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1020
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Aplicação de jogos lúdicos no ensino de química
metadata.dc.creator: SANTOS, Eliane Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: SIQUEIRA, Joana Luíza Pires
Issue Date: 2017
Citation: SANTOS, Eliane Pereira dos. Aplicação de jogos lúdicos no ensino de química. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: A utilização de jogos lúdicos permite que o aluno experimente vivências nas áreas cognitivas, afetiva e psicomotora. Trata–se de uma ferramenta muito importante para o professor mediar o processo de ensino/aprendizagem de uma forma mais dinâmica. Este trabalho trata-se da importância da aplicação de jogos lúdicos nas salas de aula como um instrumento significativo no processo de ensino e aprendizagem. O estudo tem como objetivo verificar a influência da aplicação de um jogo didático-pedagógico lúdico e enfocar a prática de jogos didáticos ou atividades lúdicas dentro da sala de aula. O jogo, Largada Química, foi aplicado em duas escolas publicas de Ensino Fundamental, Escola São Francisco e Escola “Dr. Inácio de Sousa Moita”. Foram escolhidas duas turmas do 9º ano para a aplicação da atividade lúdica. No primeiro momento os alunos responderam a um questionário com perguntas relacionadas ao assunto do jogo que foi Misturas e Fases. No segundo momento realizou-se a aplicação da atividade onde os alunos iriam sortear perguntas e responder as mesmas. O aluno que chegasse primeiro a linha de chegada seria o ganhador. No terceiro momento os alunos responderam novamente o questionário a fim de se comparar o grau de conhecimento dos mesmos antes e após a aplicação da atividade lúdica. A turma da Escola “Dr. Inácio de Sousa Moita” teve maior desempenho nos resultados. Pode-se concluir que a atividade lúdica é uma ferramenta importante no ensino de química, pois facilita o processo de ensino e aprendizagem.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1020
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Keywords: Química – Estudo e ensino
Jogos educativos
Atividades criativas na sala de aula
Química (Ensino fundamental)
Atividade lúdica
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAQUIM – Faculdade de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Aplicação de jogos lúdicos no ensino.pdf910,76 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI