Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, Patrícia Pereira-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:49:44Z-
dc.date.available2019-11-13T17:49:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBARBOSA, Patrícia Pereira. Óleos essenciais uma abordagem contextualizada como estratégia de ensino de Química para alunos da rede pública na cidade de Marabá-PA. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1027-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectEssências e óleos essenciaispt_BR
dc.subjectEducação - Métodos experimentaispt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectIntervenção metodológicapt_BR
dc.subjectMateriais alternativospt_BR
dc.titleÓleos essenciais uma abordagem contextualizada como estratégia de ensino de Química para alunos da rede pública na cidade de Marabá-PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FAVACHO, Alcy Ribeiro-
dc.description.resumoAs atividades práticas despertam o interesse do aluno pela disciplina, motivando-o. Assim, o aluno motivado age por vontade própria, ele faz a união do que aprendeu na teoria com o que foi visto na prática, aprimorando o seu conhecimento. Esse trabalho busca aproximar disciplina e aluno por intermédio de práticas experimentais com material alternativo em escola da rede publica com objetivo de motivá-los e aprenderem a Química de forma agradável, e mostrar que é possível a montagem de aparelhos de laboratório com material alternativo. O projeto foi desenvolvido com apoio do Programa PAPIM da UFPA através do Projeto “Óleos essenciais: uma abordagem contextualizada como estratégia de ensino de Química para alunos da rede pública”. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, na cidade de Marabá- PA, com alunos do 2º ano do ensino médio. O trabalho foi dividido em etapas: primeiramente foram elaboradas palestras a respeito do tema Óleos (eucalipto e seus óleos essenciais, reciclagem de óleo comestível utilizado na cozinha e reação de saponificação). Além disso, foi elaborada uma cartilha com experimentos relacionados ao tema; em seguida foi ministrada a palestra aos alunos e junto com os mesmos foram explanados os experimentos contidos na cartilha; por último, os experimentos realizados no laboratório, o óleo do eucalipto foi extraído utilizando o método de destilação por arraste a vapor com a panela de pressão como material alternativo de baixo custo. Pode-se observar por meio de um questionário quantitativo, que as aulas experimentais com o uso de materiais alternativos, facilita, melhora e deixa mais interessante o ensino de química nas escolas.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Óleos essenciais uma abordagem contextualizada.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI