Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1027
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Óleos essenciais uma abordagem contextualizada como estratégia de ensino de Química para alunos da rede pública na cidade de Marabá-PA |
Autor(es): | BARBOSA, Patrícia Pereira |
Primeiro Orientador: | FAVACHO, Alcy Ribeiro |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | BARBOSA, Patrícia Pereira. Óleos essenciais uma abordagem contextualizada como estratégia de ensino de Química para alunos da rede pública na cidade de Marabá-PA. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
Resumo: | As atividades práticas despertam o interesse do aluno pela disciplina, motivando-o. Assim, o aluno motivado age por vontade própria, ele faz a união do que aprendeu na teoria com o que foi visto na prática, aprimorando o seu conhecimento. Esse trabalho busca aproximar disciplina e aluno por intermédio de práticas experimentais com material alternativo em escola da rede publica com objetivo de motivá-los e aprenderem a Química de forma agradável, e mostrar que é possível a montagem de aparelhos de laboratório com material alternativo. O projeto foi desenvolvido com apoio do Programa PAPIM da UFPA através do Projeto “Óleos essenciais: uma abordagem contextualizada como estratégia de ensino de Química para alunos da rede pública”. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, na cidade de Marabá- PA, com alunos do 2º ano do ensino médio. O trabalho foi dividido em etapas: primeiramente foram elaboradas palestras a respeito do tema Óleos (eucalipto e seus óleos essenciais, reciclagem de óleo comestível utilizado na cozinha e reação de saponificação). Além disso, foi elaborada uma cartilha com experimentos relacionados ao tema; em seguida foi ministrada a palestra aos alunos e junto com os mesmos foram explanados os experimentos contidos na cartilha; por último, os experimentos realizados no laboratório, o óleo do eucalipto foi extraído utilizando o método de destilação por arraste a vapor com a panela de pressão como material alternativo de baixo custo. Pode-se observar por meio de um questionário quantitativo, que as aulas experimentais com o uso de materiais alternativos, facilita, melhora e deixa mais interessante o ensino de química nas escolas. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1027 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Palavras-chave: | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino – Marabá (PA) Essências e óleos essenciais Educação - Métodos experimentais Prática de ensino Intervenção metodológica Materiais alternativos |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Óleos essenciais uma abordagem contextualizada.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons