Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1032
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O processo de saponificação: uma contribuição ao papim em uma escola pública da zona rural de Marabá/PA |
metadata.dc.creator: | ROLIM, Jeane Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | RIBEIRO, Alcy Favacho |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | ROLIM, Jeane Pereira. O processo de saponificação: uma contribuição ao papim em uma escola pública da zona rural de Marabá/PA. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Marabá, 2011. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/165>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve promover uma missão mais ampla do conhecimento, possibilitando ao aluno um melhor entendimento do mundo físico, principalmente contribuindo para a construção de sua cidadania. As propostas existentes no CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade) possuem correntes teóricas que são utensílios de reflexão para apoiar a mudança de foco da educação, abordando progressivamente o ensino de ciências para construir um projeto de educação científica. A partir desta perspectiva, podem ser explorados os mais diversos temas pela lente do conhecimento, como por exemplo, processos químicos capazes de gerar energia; conservação e uso de alimentos; indústrias químicas de base como a fabricação de sabões e derivados a partir de lipídeos vegetais ou animais, como os óleos e gorduras que são suscetíveis a diversos tipos de transformações químicas. Um processo que envolve esse tipo de direcionamento didático é a de saponificação de lipídeos. O presente trabalho tem o objetivo de analisar o projeto do PAPIM em uma escola da zona rural de Marabá, observando o despertar no aluno com a pesquisa científica; a importância da reciclagem de materiais; estimular à participação à iniciação cientifica; melhorar o entendimento sobre reações químicas; revelar a importância de instituições que articulam a produção de conhecimento da região. Os resultados alcançados demonstram que os sujeitos envolvidos na intervenção metodológica desenvolvida na escola-alvo apresentaram características favoráveis ao modelo e a construção da educação através das intervenções desenvolvidas na educação. A motivação e o interesse de ter uma escolaridade a nível superior, a iniciação científica e a pesquisa, foram alguns dos objetivos traçados e alcançados do projeto. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1032 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Keywords: | Saponificação Óleo de cozinha Iniciação científica Projetos de intervenções |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_O processo de saponificação uma contribuição.pdf | 937,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License