Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1032
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de saponificação: uma contribuição ao papim em uma escola pública da zona rural de Marabá/PA
Autor(es): ROLIM, Jeane Pereira
Primeiro Orientador: RIBEIRO, Alcy Favacho
Data do documento: 2011
Citação: ROLIM, Jeane Pereira. O processo de saponificação: uma contribuição ao papim em uma escola pública da zona rural de Marabá/PA. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Marabá, 2011. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/165>. Acesso em:
Resumo: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve promover uma missão mais ampla do conhecimento, possibilitando ao aluno um melhor entendimento do mundo físico, principalmente contribuindo para a construção de sua cidadania. As propostas existentes no CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade) possuem correntes teóricas que são utensílios de reflexão para apoiar a mudança de foco da educação, abordando progressivamente o ensino de ciências para construir um projeto de educação científica. A partir desta perspectiva, podem ser explorados os mais diversos temas pela lente do conhecimento, como por exemplo, processos químicos capazes de gerar energia; conservação e uso de alimentos; indústrias químicas de base como a fabricação de sabões e derivados a partir de lipídeos vegetais ou animais, como os óleos e gorduras que são suscetíveis a diversos tipos de transformações químicas. Um processo que envolve esse tipo de direcionamento didático é a de saponificação de lipídeos. O presente trabalho tem o objetivo de analisar o projeto do PAPIM em uma escola da zona rural de Marabá, observando o despertar no aluno com a pesquisa científica; a importância da reciclagem de materiais; estimular à participação à iniciação cientifica; melhorar o entendimento sobre reações químicas; revelar a importância de instituições que articulam a produção de conhecimento da região. Os resultados alcançados demonstram que os sujeitos envolvidos na intervenção metodológica desenvolvida na escola-alvo apresentaram características favoráveis ao modelo e a construção da educação através das intervenções desenvolvidas na educação. A motivação e o interesse de ter uma escolaridade a nível superior, a iniciação científica e a pesquisa, foram alguns dos objetivos traçados e alcançados do projeto.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1032
CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Palavras-chave: Saponificação
Óleo de cozinha
Iniciação científica
Projetos de intervenções
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_O processo de saponificação uma contribuição.pdf937,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI