Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1039
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Nilcelene Braga | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T17:51:23Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T17:51:23Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Nilcelene Braga. Educação ambiental no ensino da tabela periódica: uma abordagem sobre metais pesados e o descarte de pilhas e baterias. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1039 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental – Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Ciências – Ensino fundamental - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tabela Periódica | pt_BR |
dc.subject | Metais pesados | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental no ensino da tabela periódica: uma abordagem sobre metais pesados e o descarte de pilhas e baterias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SIQUEIRA, Joana Luiza Pires | - |
dc.description.resumo | É comum ouvirmos falar sobre problemas ambientais causados por metais pesados, tais metais são utilizado de diversas formas, uma delas é a composição de pilhas e baterias, que geralmente são descartadas de forma inadequada. Este trabalho se propôs a observar o ensino da educação ambiental, referente a abordagem sobre metais pesados e ao descarte de pilhas e baterias, no conteúdo da tabela periódica dos elementos, nas turmas de 9º ano. Nesse sentido, o presente trabalho teve por finalidade discutir a importância de inserir a educação ambiental nas aulas de química e mostrar que a mesma pode ser abordada no conteúdo da tabela periódica, de forma simples com a utilização de recursos audiovisuais, relacionando a temática ao cotidiano dos alunos, de acordo com a proposta dos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs). Desta forma, o trabalho foi desenvolvido através da observação do cotidiano da turma, realizando um estudo sobre a tabela periódica, aplicação de questionários e a realização de seminário. Constatou-se que a educação ambiental pode ser inserida no cotidiano das aulas de química, obtendo resultados positivamente. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Educação ambiental no ensino da tabela periódica.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons