Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Nilcelene Braga-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:51:23Z-
dc.date.available2019-11-13T17:51:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERREIRA, Nilcelene Braga. Educação ambiental no ensino da tabela periódica: uma abordagem sobre metais pesados e o descarte de pilhas e baterias. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1039-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação ambiental – Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectCiências – Ensino fundamental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTabela Periódicapt_BR
dc.subjectMetais pesadospt_BR
dc.titleEducação ambiental no ensino da tabela periódica: uma abordagem sobre metais pesados e o descarte de pilhas e bateriaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SIQUEIRA, Joana Luiza Pires-
dc.description.resumoÉ comum ouvirmos falar sobre problemas ambientais causados por metais pesados, tais metais são utilizado de diversas formas, uma delas é a composição de pilhas e baterias, que geralmente são descartadas de forma inadequada. Este trabalho se propôs a observar o ensino da educação ambiental, referente a abordagem sobre metais pesados e ao descarte de pilhas e baterias, no conteúdo da tabela periódica dos elementos, nas turmas de 9º ano. Nesse sentido, o presente trabalho teve por finalidade discutir a importância de inserir a educação ambiental nas aulas de química e mostrar que a mesma pode ser abordada no conteúdo da tabela periódica, de forma simples com a utilização de recursos audiovisuais, relacionando a temática ao cotidiano dos alunos, de acordo com a proposta dos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs). Desta forma, o trabalho foi desenvolvido através da observação do cotidiano da turma, realizando um estudo sobre a tabela periódica, aplicação de questionários e a realização de seminário. Constatou-se que a educação ambiental pode ser inserida no cotidiano das aulas de química, obtendo resultados positivamente.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Educação ambiental no ensino da tabela periódica.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI