Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1039
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação ambiental no ensino da tabela periódica: uma abordagem sobre metais pesados e o descarte de pilhas e baterias
metadata.dc.creator: FERREIRA, Nilcelene Braga
metadata.dc.contributor.advisor1: SIQUEIRA, Joana Luiza Pires
Issue Date: 2016
Citation: FERREIRA, Nilcelene Braga. Educação ambiental no ensino da tabela periódica: uma abordagem sobre metais pesados e o descarte de pilhas e baterias. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: É comum ouvirmos falar sobre problemas ambientais causados por metais pesados, tais metais são utilizado de diversas formas, uma delas é a composição de pilhas e baterias, que geralmente são descartadas de forma inadequada. Este trabalho se propôs a observar o ensino da educação ambiental, referente a abordagem sobre metais pesados e ao descarte de pilhas e baterias, no conteúdo da tabela periódica dos elementos, nas turmas de 9º ano. Nesse sentido, o presente trabalho teve por finalidade discutir a importância de inserir a educação ambiental nas aulas de química e mostrar que a mesma pode ser abordada no conteúdo da tabela periódica, de forma simples com a utilização de recursos audiovisuais, relacionando a temática ao cotidiano dos alunos, de acordo com a proposta dos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs). Desta forma, o trabalho foi desenvolvido através da observação do cotidiano da turma, realizando um estudo sobre a tabela periódica, aplicação de questionários e a realização de seminário. Constatou-se que a educação ambiental pode ser inserida no cotidiano das aulas de química, obtendo resultados positivamente.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1039
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Keywords: Educação ambiental – Marabá (PA)
Ciências – Ensino fundamental - Estudo e ensino
Tabela Periódica
Metais pesados
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAQUIM – Faculdade de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Educação ambiental no ensino da tabela periódica.pdf1,43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI