Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1041
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Aplicação de software como intervenção metodológica no ensino de Química: em uma turma de cursinho popular no município de Marabá/Pa |
metadata.dc.creator: | SILVA, José Márcio Oliveira da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Sebastião da Cruz |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SILVA, José Márcio Oliveira da. Aplicação de software como intervenção metodológica no ensino de Química: em uma turma de cursinho popular no município de Marabá/Pa. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo teve como objetivo verificar a aplicação de um software educacional como subsídio na compreensão de conteúdos de química para alunos de um cursinho popular, no município de Marabá/PA, promovendo a construção da aprendizagem acerca do conteúdo Geometria Molecular. Para potencializar a construção da aprendizagem procedeu-se com a aplicação do software Molecule Shape da plataforma PhET Intective Simulations como uma ferramenta alternativa complementar na apresentação de aulas teóricas em sala, para poder assim verificar o nível de aceitação desta metodologia como prática de intervenção. Assim, utilizouse como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, teste de conhecimento e questionário opinativo através do estudo levantado no referencial teórico sobre o ensino e aprendizagem de ciências, o uso das tecnologias na educação e softwares educacionais, em um estudo de caso envolvendo alunos de um cursinho popular, no município de Marabá/PA. A partir da análise de dados foi possível perceber que a utilização do software Molecule Shape, da plataforma PhET, auxiliou no processo de aprendizagem de forma dinâmica e interativa no conteúdo de geometria molecular. |
Abstract: | This study aimed to verify the application of educational software as a subsidy in the understanding of chemistry content for students of a popular course in the municipality of Marabá / PA, promoting the construction of learning about the Molecular Geometry content. The Molecule Shape software of the PhET Intective Simulations platform was applied as a complementary alternative tool in the presentation of theoretical classes in the classroom, in order to verify the level of acceptance of this methodology as intervention practice. Thus, a bibliographical research, knowledge test and opinion questionnaire was used as a method of data collection through a study based on the theoretical reference on science teaching and learning, the use of technologies in education and educational software, in a study of Case involving students of a popular course, in the municipality of Marabá / PA. From the data analysis it was possible to see that the use of Molecule Shape software, from the PhET platform, aided in the learning process dynamically and interactively in the content of molecular geometry. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1041 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Keywords: | Software educacional Química – Estudo e ensino – Marabá (PA) Química - Inovações tecnológicas Aprendizagem Software educacional |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Aplicação de software como intervenção.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License