Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SÁ, Lindon-Neype Dourado de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T17:53:15Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T17:53:15Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Lindon-Neype Dourado de. Óleos essenciais como contribuição ao PAPIM para alunos do ensino médio de uma escola pública de Marabá/PA. 2011. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Marabá, 2011. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/165>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1053 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Óleos essenciais | pt_BR |
dc.subject | Intervenção metodológica | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.title | Óleos essenciais como contribuição ao PAPIM para alunos do ensino médio de uma escola pública de Marabá/PA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RIBEIRO, Alcy Favacho | - |
dc.description.resumo | Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve promover uma missão mais ampla do conhecimento, possibilitando ao aluno um melhor entendimento do mundo físico. As propostas existentes no CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) possuem correntes teóricas que são utensílios de reflexão para apoiar a mudança de foco da educação, abordando progressivamente o ensino de ciências para construir um projeto de educação científica. A partir desta perspectiva, podem ser explorados os mais diversos temas pela lente do conhecimento. O presente trabalho objetivou contribuir com um projeto de intervenção metodológica em uma escola pública, através do processo de extração de óleos essenciais. O trabalho foi realizado envolvendo os alunos do ensino médio da E.E.E.F.M. Gabriel Sales Pimenta, na cidade de Marabá/PA através do o PIBIC-Jr, do Governo do Estado e PAPIM da UFPA. Foram usadas técnicas metodológicas como modelo didático investigativo, utilizando-a como orientação de problemas relevantes baseada na perspectiva construtivista trabalhando sob forma de questionários, aplicação de experimentos como extração de óleos essenciais e acompanhamentos das visitas orientadas. Portanto, todo o processo ocorreu observando que os alunos apresentaram-se mais motivados e com perspectivas de terem uma nova vida no futuro próspero, que querem ter um nível superior e sensibilizar não só sua comunidade mais chamar a atenção das comunidades quanto à educação da proposta CTSA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Óleos essenciais como contribuição.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons