Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSÁ, Lindon-Neype Dourado de-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:53:15Z-
dc.date.available2019-11-13T17:53:15Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSÁ, Lindon-Neype Dourado de. Óleos essenciais como contribuição ao PAPIM para alunos do ensino médio de uma escola pública de Marabá/PA. 2011. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Marabá, 2011. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/165>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1053-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectÓleos essenciaispt_BR
dc.subjectIntervenção metodológicapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.titleÓleos essenciais como contribuição ao PAPIM para alunos do ensino médio de uma escola pública de Marabá/PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Alcy Favacho-
dc.description.resumoSegundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve promover uma missão mais ampla do conhecimento, possibilitando ao aluno um melhor entendimento do mundo físico. As propostas existentes no CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) possuem correntes teóricas que são utensílios de reflexão para apoiar a mudança de foco da educação, abordando progressivamente o ensino de ciências para construir um projeto de educação científica. A partir desta perspectiva, podem ser explorados os mais diversos temas pela lente do conhecimento. O presente trabalho objetivou contribuir com um projeto de intervenção metodológica em uma escola pública, através do processo de extração de óleos essenciais. O trabalho foi realizado envolvendo os alunos do ensino médio da E.E.E.F.M. Gabriel Sales Pimenta, na cidade de Marabá/PA através do o PIBIC-Jr, do Governo do Estado e PAPIM da UFPA. Foram usadas técnicas metodológicas como modelo didático investigativo, utilizando-a como orientação de problemas relevantes baseada na perspectiva construtivista trabalhando sob forma de questionários, aplicação de experimentos como extração de óleos essenciais e acompanhamentos das visitas orientadas. Portanto, todo o processo ocorreu observando que os alunos apresentaram-se mais motivados e com perspectivas de terem uma nova vida no futuro próspero, que querem ter um nível superior e sensibilizar não só sua comunidade mais chamar a atenção das comunidades quanto à educação da proposta CTSApt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Óleos essenciais como contribuição.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI