Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1053
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Óleos essenciais como contribuição ao PAPIM para alunos do ensino médio de uma escola pública de Marabá/PA
metadata.dc.creator: SÁ, Lindon-Neype Dourado de
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Alcy Favacho
Issue Date: 2011
Citation: SÁ, Lindon-Neype Dourado de. Óleos essenciais como contribuição ao PAPIM para alunos do ensino médio de uma escola pública de Marabá/PA. 2011. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Marabá, 2011. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/165>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve promover uma missão mais ampla do conhecimento, possibilitando ao aluno um melhor entendimento do mundo físico. As propostas existentes no CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) possuem correntes teóricas que são utensílios de reflexão para apoiar a mudança de foco da educação, abordando progressivamente o ensino de ciências para construir um projeto de educação científica. A partir desta perspectiva, podem ser explorados os mais diversos temas pela lente do conhecimento. O presente trabalho objetivou contribuir com um projeto de intervenção metodológica em uma escola pública, através do processo de extração de óleos essenciais. O trabalho foi realizado envolvendo os alunos do ensino médio da E.E.E.F.M. Gabriel Sales Pimenta, na cidade de Marabá/PA através do o PIBIC-Jr, do Governo do Estado e PAPIM da UFPA. Foram usadas técnicas metodológicas como modelo didático investigativo, utilizando-a como orientação de problemas relevantes baseada na perspectiva construtivista trabalhando sob forma de questionários, aplicação de experimentos como extração de óleos essenciais e acompanhamentos das visitas orientadas. Portanto, todo o processo ocorreu observando que os alunos apresentaram-se mais motivados e com perspectivas de terem uma nova vida no futuro próspero, que querem ter um nível superior e sensibilizar não só sua comunidade mais chamar a atenção das comunidades quanto à educação da proposta CTSA
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1053
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Keywords: Óleos essenciais
Intervenção metodológica
Química - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAQUIM – Faculdade de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Óleos essenciais como contribuição.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI