Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1053
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Óleos essenciais como contribuição ao PAPIM para alunos do ensino médio de uma escola pública de Marabá/PA |
metadata.dc.creator: | SÁ, Lindon-Neype Dourado de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | RIBEIRO, Alcy Favacho |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | SÁ, Lindon-Neype Dourado de. Óleos essenciais como contribuição ao PAPIM para alunos do ensino médio de uma escola pública de Marabá/PA. 2011. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Marabá, 2011. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/165>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve promover uma missão mais ampla do conhecimento, possibilitando ao aluno um melhor entendimento do mundo físico. As propostas existentes no CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) possuem correntes teóricas que são utensílios de reflexão para apoiar a mudança de foco da educação, abordando progressivamente o ensino de ciências para construir um projeto de educação científica. A partir desta perspectiva, podem ser explorados os mais diversos temas pela lente do conhecimento. O presente trabalho objetivou contribuir com um projeto de intervenção metodológica em uma escola pública, através do processo de extração de óleos essenciais. O trabalho foi realizado envolvendo os alunos do ensino médio da E.E.E.F.M. Gabriel Sales Pimenta, na cidade de Marabá/PA através do o PIBIC-Jr, do Governo do Estado e PAPIM da UFPA. Foram usadas técnicas metodológicas como modelo didático investigativo, utilizando-a como orientação de problemas relevantes baseada na perspectiva construtivista trabalhando sob forma de questionários, aplicação de experimentos como extração de óleos essenciais e acompanhamentos das visitas orientadas. Portanto, todo o processo ocorreu observando que os alunos apresentaram-se mais motivados e com perspectivas de terem uma nova vida no futuro próspero, que querem ter um nível superior e sensibilizar não só sua comunidade mais chamar a atenção das comunidades quanto à educação da proposta CTSA |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1053 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Keywords: | Óleos essenciais Intervenção metodológica Química - Estudo e ensino Aprendizagem experimental |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Óleos essenciais como contribuição.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License