Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Vanessa Bastos da-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:54:10Z-
dc.date.available2019-11-13T17:54:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOSTA, Vanessa Bastos da. A experimentação, o ensino de química e a escola pública. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1060-
dc.description.abstractExperimental activities, when well planned and especially when they meet the local demand of those involved become relevant in the teaching-learning process. Disadvantaged students of laboratory infrastructure, equipment and reagents, can not be disrespected of actions that favor a teaching consistent with the current model of education. The motivation for this reality to cease to exist must be from the teacher, who in planning his classes should include activities that involve the interdisciplinarity of the school curriculum and the careful setting of activities. The present study evidenced that the students of the municipal public teaching network have the investigative character, when they are invited to participate in experimental projects, since it is not routine to apply such actions. The experimentation is allied in the development of the students' abilities and motivator in the perception of new knowledge, a fact proven at the end of the practices in which those involved suggested to the direction of the school that new activities were carried out during the environmental week.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectAções Motivadoraspt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.titleA experimentação, o ensino de química e a escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Geiso Rafael Fonseca-
dc.description.resumoA realização de atividades de caráter experimental, quando bem planejadas e principalmente quando atendem à demanda local dos envolvidos se tornam relevantes no processo de ensino-aprendizagem. Alunos desfavorecidos de infraestrutura laboratorial, equipamentos e reagentes, não podem ser desmerecidos de ações que favoreçam um ensino condizente com o atual modelo de educação. A motivação para que essa realidade deixe de existir deve partir do professor, que ao planejar suas aulas deve incluir atividades que envolvam a interdisciplinaridade do currículo escolar e a ambientação cuidadosa das atividades. O presente trabalho evidenciou que os alunos da rede pública municipal de ensino possuem o caráter investigativo, quando são convidados a participarem de projetos de caráter experimental, devido não ser rotina a aplicação de ações dessa natureza. A experimentação é aliada no desenvolvimento das habilidades dos alunos e motivadora na percepção de novos conhecimentos, fato comprovado ao final das práticas em que os envolvidos sugeriram a direção da escola que novas atividades fossem realizadas durante a semana do meio ambiente.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A experimentação o ensino de química.pdf641,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI