Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1060
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A experimentação, o ensino de química e a escola pública |
metadata.dc.creator: | COSTA, Vanessa Bastos da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | OLIVEIRA, Geiso Rafael Fonseca |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | COSTA, Vanessa Bastos da. A experimentação, o ensino de química e a escola pública. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A realização de atividades de caráter experimental, quando bem planejadas e principalmente quando atendem à demanda local dos envolvidos se tornam relevantes no processo de ensino-aprendizagem. Alunos desfavorecidos de infraestrutura laboratorial, equipamentos e reagentes, não podem ser desmerecidos de ações que favoreçam um ensino condizente com o atual modelo de educação. A motivação para que essa realidade deixe de existir deve partir do professor, que ao planejar suas aulas deve incluir atividades que envolvam a interdisciplinaridade do currículo escolar e a ambientação cuidadosa das atividades. O presente trabalho evidenciou que os alunos da rede pública municipal de ensino possuem o caráter investigativo, quando são convidados a participarem de projetos de caráter experimental, devido não ser rotina a aplicação de ações dessa natureza. A experimentação é aliada no desenvolvimento das habilidades dos alunos e motivadora na percepção de novos conhecimentos, fato comprovado ao final das práticas em que os envolvidos sugeriram a direção da escola que novas atividades fossem realizadas durante a semana do meio ambiente. |
Abstract: | Experimental activities, when well planned and especially when they meet the local demand of those involved become relevant in the teaching-learning process. Disadvantaged students of laboratory infrastructure, equipment and reagents, can not be disrespected of actions that favor a teaching consistent with the current model of education. The motivation for this reality to cease to exist must be from the teacher, who in planning his classes should include activities that involve the interdisciplinarity of the school curriculum and the careful setting of activities. The present study evidenced that the students of the municipal public teaching network have the investigative character, when they are invited to participate in experimental projects, since it is not routine to apply such actions. The experimentation is allied in the development of the students' abilities and motivator in the perception of new knowledge, a fact proven at the end of the practices in which those involved suggested to the direction of the school that new activities were carried out during the environmental week. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1060 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Keywords: | Professores de química Aprendizagem experimental Educação ambiental Atividades experimentais Ações Motivadoras Ensino público |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A experimentação o ensino de química.pdf | 641,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License