Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1063
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALVES, Marta Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T15:09:03Z | - |
dc.date.available | 2019-11-14T15:09:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Marta Lima. A representação dos índios nos livros didáticos do ensino fundamental (2014-2017). 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1063>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1063 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Índios da América do Sul (Ensino Fundamental) – Brasil – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Índios nos livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Índios – História | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.title | A representação dos índios nos livros didáticos do ensino fundamental (2014-2017) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MELO, Valéria Moreira Coelho de | - |
dc.description.resumo | Propõe uma reflexão sobre a construção histórica da representação do índio na historiografia brasileira e sobre a maneira como essa representação emerge nos livros didáticos de história voltados para o ensino fundamental. O foco principal recai sobre os livros do 6º e do 7º ano, publicados posteriormente à lei 11.645/2008, e utilizados em escolas públicas da cidade de Marabá. A análise aponta para alguns avanços, mas também para a permanecia de equívocos e estereótipos característicos da representação historicamente construída. Procura-se refletir, neste sentido, sobre desafios e possibilidades com que os docentes se deparam atualmente para abordar a questão indígena em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A representação do índio nos livros didáticos do ensino fundamental.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons