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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Marta Lima-
dc.date.accessioned2019-11-14T15:09:03Z-
dc.date.available2019-11-14T15:09:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALVES, Marta Lima. A representação dos índios nos livros didáticos do ensino fundamental (2014-2017). 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1063>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1063-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectÍndios da América do Sul (Ensino Fundamental) – Brasil – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectÍndios nos livros didáticospt_BR
dc.subjectÍndios – Históriapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.titleA representação dos índios nos livros didáticos do ensino fundamental (2014-2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Valéria Moreira Coelho de-
dc.description.resumoPropõe uma reflexão sobre a construção histórica da representação do índio na historiografia brasileira e sobre a maneira como essa representação emerge nos livros didáticos de história voltados para o ensino fundamental. O foco principal recai sobre os livros do 6º e do 7º ano, publicados posteriormente à lei 11.645/2008, e utilizados em escolas públicas da cidade de Marabá. A análise aponta para alguns avanços, mas também para a permanecia de equívocos e estereótipos característicos da representação historicamente construída. Procura-se refletir, neste sentido, sobre desafios e possibilidades com que os docentes se deparam atualmente para abordar a questão indígena em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de História

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