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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1064
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise do curta metragem “Alma no olho” (1973) como método para o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira |
metadata.dc.creator: | SANTOS, Eliza Corrêa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MONTI, Carlo Guimarães |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SANTOS, Eliza Corrêa. Análise do curta metragem “Alma no olho” (1973) como método para o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1064>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | É perceptível que as tecnologias referentes a audiovisuais estão presentes no cotidiano dos(as) estudantes dentro e fora do ambiente escolar. Nesse trabalho, pretende-se expor um dos modos de fazer uso de tal tecnologia a favor do ensino de história como um objeto passível de análise e debate. Será explanado como o cinema vem se apresentando cada vez mais no campo de análise e debate, como aponta Marc Ferro (1992), tendo em consideração as apropriações da história pelo cinema e o papel dos filmes como produtores de “discursos históricos” e “interpretações do passado”. Para tanto, será analisado como as produções cinematográficas podem ser apresentadas ao público escolar de modo a gerar integração entre cinema e escola, objetivando não apenas o entretenimento dos/as estudantes, mas especialmente o debate crítico quanto à história apresentada através da tela de projeção. Para além do seu uso documental feito a partir de diversos temas na disciplina de história, aspira-se ainda apresentar a aplicação desse documento referenciando a implementação da Lei 10.639/03 que diz respeito ao ensino de história e cultura Africana e Afro-brasileira. Considerando as diversas lutas de sujeitos e movimentos negros para que haja visibilidade da população negra e seus feitos no ensino escolar, é necessário que sejam apresentadas diversas representações desse povo além das comumente presentes nos livros didáticos. Assim, através de produções cinematográficas, almeja-se desenvolver discussões quanto à educação das relações étnico-raciais, refletindo quanto aos arquétipos transmitidos sobre a história afrobrasileira. |
Abstract: | It is noticeable that audiovisual technologies are present in the daily life of students inside and outside the school environment. In this work, we intend to expose one of the ways of making use of such technology in favor of the teaching of history as an object that can be analyzed and debated. It will be explained how cinema has been presenting itself increasingly in the field of analysis and debate, as Marc Ferro (1992) points out, taking into account the appropriations of history by cinema and the function of movies as producers of "historical discourses" and "interpretations from past". In order to do so, it will be analyzed how the cinematographic productions can be presented to the school public in order to generate integration between cinema and school, aiming not only the entertainment of the students, but especially the critical debate about the history presented through the projection screen. In addition to its documentary use made from several themes in the historical discipline, it is also aspire to present the application of this document referring to the implementation of Law 10.639/03 which concerns the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture. Considering the diverse struggles of black subjects and movements for the visibility of the black population and their achievements in school education, it is necessary to present diverse representations of this people beyond those commonly found in textbooks. Thus, through cinematographic productions, it is sought to develop discussions about the education of ethnic-racial relations, reflecting on the archetypes transmitted over Afro-Brazilian history. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1064 |
Keywords: | História – Estudo e ensino Cinema na educação Cultura afrobrasileira - História Negros – História – Estudo e ensino |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de História |
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TCC_Análise do curta metragem Alma do Olho (1973) como método para o ensino de História e cultura Africana e Afro-Brasileira.pdf | 469,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
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