Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Aline Silva e-
dc.date.accessioned2020-01-13T18:12:56Z-
dc.date.available2020-01-13T18:12:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Silva e. Táticas de conciliação: trabalho e educação, a partir de mulheres jovens, estudantes e agricultoras do Assentamento Palmares II. 80 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1125>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1125-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTrabalhadoras rurais - Aspectos sociais - Parauapebas (PA)pt_BR
dc.subjectHistória oral - Parauapebas (PA)pt_BR
dc.subjectAssentamentos humanospt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.titleTáticas de conciliação: trabalho e educação, a partir de mulheres jovens, estudantes e agricultoras do Assentamento Palmares IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1POSSAS, Hiran de Moura-
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida no Assentamento Palmares II, localizado no município de Parauapebas-PA, busca fazer um exercício de análises das narrativas de mulheres jovens, estudantes e agricultoras. Entende-se que na comunidade as mulheres sempre estiveram presentes na atuação de frentes organizativas no assentamento e de diversas formas, sejam elas na coordenação de igrejas, professoras, diretoras ou dirigentes, a tal modo que nas atribuições de agricultoras não seria diferente, estando responsáveis pela produção e comercialização. Muitas jovens começaram a desempenhar os trabalhos na roça juntamente com seus pais muito cedo. Principalmente nas localidades que já são projetos de assentamentos, por motivos que queremos desvelar, algumas famílias insistem que essas mulheres jovens privilegiem apenas as atividades de estudos em detrimento do labor da terra. Percebe-se, porém que algumas dessas jovens fazem a opção por trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Partindo dessas observações iniciais, o trabalho busca analisar as táticas dessas mulheres jovens estudantes e agricultoras, de como conciliam o labor da terra aos seus estudos. Ressaltamos como resultados esperados as diversas formas de táticas utilizada pelas as mulheres jovens em questão, como forma de não se desligar do trabalho ou do estudo, e até mesmo de outras atividades desenvolvidas por elas, acrescentando que a revelação desta pesquisa induzirá outras mulheres a pensarem nessa mesma perspectivas, sendo ela mãe, mulher, filha, companheira, militante. Acreditando que esta pesquisa mostrará a sociedade de outras formas de organização da mulher, principalmente dentro do Assentamento Palmares II.pt_BR
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Táticas de Conciliação - Trabalho e Educação.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI