Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1216
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Práticas de leitura e concepções de linguagem: um estudo sobre questões de Língua Portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
metadata.dc.creator: SILVA, Débora Cristina Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Gilmar Bueno
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Débora Cristina Pereira da. Práticas de Leitura e Concepções de Linguagem: um estudo sobre questões de Língua Portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1216>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de linguagem e as práticas de leitura que norteiam a prova de Língua Portuguesa do ENEM (2016 e 2017). Nessa perspectiva, refletimos sobre o processo de avaliação no Ensino Médio por meio de uma análise exploratória de cunho interpretativa a partir de questões aplicadas na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Matriz de Referência do Enem que compõe as competências e habilidades exigidas dos alunos. Nesse contexto, foram analisadas as competências de área 06 e 07, uma vez que estas estão voltadas para a interpretação de texto e leitura. As concepções de linguagem foram pressupostos teóricos fundamentais para o desenvolvimento das análises elaboradas nesta pesquisa.
Abstract: This work aims to analyze some conceptions of language e reading practices according to the Portuguese language test of ENEM (2016 and 2017). In this perspective, we considered the evaluation process in High School level through an exploratory research in relation about some questions which involve Languages, Codes and their Technologies and the Schedule of Reference of ENEM about competences and required skills of the students. In this context, the competences of the area 06 and 07 were analyzed because they are focused on the interpretation of text and reading practices. The conceptions of language were fundamental theoretical presuppositions for the development of the analyzes in this research.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1216
Keywords: Leitura
Ensino médio – Avaliação
Língua Portuguesa
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-Práticas de leitura e concepções de linguagem.pdf1,77 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI