Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1216
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas de leitura e concepções de linguagem: um estudo sobre questões de Língua Portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Autor(es): SILVA, Débora Cristina Pereira da
Primeiro Orientador: SANTOS, Gilmar Bueno
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Débora Cristina Pereira da. Práticas de Leitura e Concepções de Linguagem: um estudo sobre questões de Língua Portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1216>. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de linguagem e as práticas de leitura que norteiam a prova de Língua Portuguesa do ENEM (2016 e 2017). Nessa perspectiva, refletimos sobre o processo de avaliação no Ensino Médio por meio de uma análise exploratória de cunho interpretativa a partir de questões aplicadas na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Matriz de Referência do Enem que compõe as competências e habilidades exigidas dos alunos. Nesse contexto, foram analisadas as competências de área 06 e 07, uma vez que estas estão voltadas para a interpretação de texto e leitura. As concepções de linguagem foram pressupostos teóricos fundamentais para o desenvolvimento das análises elaboradas nesta pesquisa.
Abstract: This work aims to analyze some conceptions of language e reading practices according to the Portuguese language test of ENEM (2016 and 2017). In this perspective, we considered the evaluation process in High School level through an exploratory research in relation about some questions which involve Languages, Codes and their Technologies and the Schedule of Reference of ENEM about competences and required skills of the students. In this context, the competences of the area 06 and 07 were analyzed because they are focused on the interpretation of text and reading practices. The conceptions of language were fundamental theoretical presuppositions for the development of the analyzes in this research.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1216
Palavras-chave: Leitura
Ensino médio – Avaliação
Língua Portuguesa
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Práticas de leitura e concepções de linguagem.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI