Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1222
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | COSTA, Simone Cardoso da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-06T14:53:17Z | - |
dc.date.available | 2020-05-06T14:53:17Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Simone Cardoso da. Metodologias de ensino de língua portuguesa para alunos com surdez. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1222>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1222 | - |
dc.description.abstract | This paper presents an analysis of a research carried out in the city of Marabá-PA in schools of basic education with the general objective of discussing about the inclusion of deaf students and the learning of the second language seeking to identify as teaching methods of the Portuguese language to deaf students to analyze if the methodologies used and the teaching conditions described contribute to the deaf subject's acquisition of the second language. A research is anchored in the current Brazilian legislation for deaf education and in the indicators of authors of the area. The research methodology uses interview procedures with teachers in the common room and in the ESA space, as well as includes these two spaces. Data analysis was performed from the qualitative perspective. The results presented as methods and conditions of teaching of the second language, and from that moment, will be discussed as implications for the acquisition of the second language for the deaf in the researched context. | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.title | Metodologias de ensino de língua portuguesa para alunos com surdez | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Francisca Maria Cerqueira da | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a análise de uma pesquisa realizada na cidade de Marabá-PA em escolas da educação básica com o objetivo geral de discutir sobre a inclusão de alunos surdos e o aprendizado da segunda língua buscando-se identificar as metodologias de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos para analisar se as metodologias utilizadas e as condições de ensino encontradas contribuem no processo de aquisição da segunda língua pelo sujeito surdo. A pesquisa está ancorada na atual legislação brasileira sob a lei nº10.436/02 para a educação de surdos e nos apontamentos de autores pesquisadores da área, sendo alguns deles Lodi (2013), Pereira (2008), Skliar (1997), Lacerda, Santos e Caetano (2011) entre outros, que a partir de suas publicações, contribuíram para a construção desta pesquisa. A metodologia de pesquisa utilizou procedimentos de entrevista com professores da sala comum e do espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como observações nestes dois espaços. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva qualitativa. Os resultados mostraram as metodologias da pedagogia visual e condições de ensino da segunda língua, e a partir disso discute-se as implicações para a aquisição da segunda língua para o surdo no contexto pesquisado. | pt_BR |
Appears in Collections: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Metodologias de ensino de língua portuguesa para alunos com surdez.pdf | 596,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License