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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1232
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise sobre o ensino de ciências na Escola Oziel Alves Pereira a partir da perspectiva da educação do campo
Autor(es): MARQUES, Simone Rocha
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Maria Neuza da Silva
Data do documento: 2019
Citação: MARQUES, Simone Rocha. Uma análise sobre o ensino de ciências na Escola Oziel Alves Pereira a partir da perspectiva da educação do campo. 75 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1232>. Acesso em:
Resumo: Esta pesquisa analisou o ensino de ciências naturais trabalhado na escola municipal Oziel Alves Pereira, localizada no assentamento 17 de Abril município de Eldorado do Carajás-Pará, cujo objetivo foi verificar se o ensino de ciências da escola municipal Oziel Alves Pereira traz em seu contexto os princípios e perspectivas da Educação do Campo, uma vez que, a referida escola está situada e atende os alunos do campo. Neste contexto, este trabalho é fruto de observações que ocorreram nos estágios/docência do IV Tempo Comunidade no ano de 2017, referente ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, que trabalha com a alternância pedagógica sendo dividida em Tempo Universidade e Tempo Comunidade. O objetivo do curso é formar educadores do e para o campo no qual trabalhe, levando em consideração a realidade do aluno, bem como seus aspectos culturais, sociais e com respeito a sua identidade. Deste modo, durante o processo de observação das práticas pedagógicas no ensino de ciências foi identificado que há um distanciamento dos princípios e perspectivas da Educação do Campo, no qual poucas vezes foi notada uma contextualização dos conteúdos para com a realidade dos alunos. Desta maneira, esta pesquisa busca refletir sobre os motivos que ocasionam esse distanciamento, através das observações e também por meio de questionário aplicado para o professor de ciências, onde investiga se o mesmo possui conhecimento ou formação sobre a prática de Educação do Campo, e para os alunos, no qual averigua sua percepção sobre o estudo de ciências. Alguns autores como Caldart (2004, 2012), Molina e Freitas (2011), Freire (1996), Referências para uma Política Nacional de Educação do Campo (BRASIL, 2004) e entre outros, que deram o aporte teórico para esta pesquisa. O conhecimento produzido por este trabalho, poderá ser útil para que os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem reflitam sobre estas questões, e para melhor se inserirem no processo de ensino aprendizagem, além de possibilitar que os alunos tenham outro olhar sobre o ensino de ciências.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1232
Palavras-chave: Ciências – Estudo e ensino
Educação rural
Prática de ensino
Avaliação educacional
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo

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