Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1235
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Linguagem, práticas de leitura e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
metadata.dc.creator: SILVA, Noemia Fernandes da
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Gilmar Bueno
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Noemia Fernandes da. Linguagem, práticas de leitura e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1235>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de linguagem que envolve as questões do Exame Nacional de Ensino Médio-Enem (2016,2017 e 2018) bem como as práticas de leitura exigida pelos documentos oficiais que norteiam o exame em questão focalizando na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para fundamentar o desenvolvimento desta pesquisa usamos a Matriz de Referência que é um documento norteador do Ensino Médio composto por nove competências que totaliza trinta habilidades exigidas ao participante do Enem. Dentre todas, escolhemos a competência de área 8, pois ela está direcionada para o estudo das variedades linguísticas aplicadas nas questões de Língua Portuguesa.
Abstract: This paper aims to analyze the language conceptions that involve the questions of the National Examination of High School-Enem (2016,2017 and 2018) as well as the reading practices required by the official documents that guide the exam in question focusing on the area of Languages, Codes and their Technologies. To support the development of this research we use the Reference Matrix which is a high school guiding document composed of nine competences that totals thirty skills required for the Enem participant. Among all, we chose the competence of area 8, because it is directed to the study of the linguistic varieties applied in the Portuguese language questions.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1235
Keywords: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Língua portuguesa (Ensino médio) - Português escrito
Linguagem e línguas
Leitura
Língua portuguesa (Ensino médio) - Problemas, questões, exercícios
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Linguagem, práticas de leitura e Exame Nacional do Ensino Médio.pdf756,1 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI