Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1235
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Linguagem, práticas de leitura e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Autor(es): SILVA, Noemia Fernandes da
Primeiro Orientador: SANTOS, Gilmar Bueno
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Noemia Fernandes da. Linguagem, práticas de leitura e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1235>. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de linguagem que envolve as questões do Exame Nacional de Ensino Médio-Enem (2016,2017 e 2018) bem como as práticas de leitura exigida pelos documentos oficiais que norteiam o exame em questão focalizando na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para fundamentar o desenvolvimento desta pesquisa usamos a Matriz de Referência que é um documento norteador do Ensino Médio composto por nove competências que totaliza trinta habilidades exigidas ao participante do Enem. Dentre todas, escolhemos a competência de área 8, pois ela está direcionada para o estudo das variedades linguísticas aplicadas nas questões de Língua Portuguesa.
Abstract: This paper aims to analyze the language conceptions that involve the questions of the National Examination of High School-Enem (2016,2017 and 2018) as well as the reading practices required by the official documents that guide the exam in question focusing on the area of Languages, Codes and their Technologies. To support the development of this research we use the Reference Matrix which is a high school guiding document composed of nine competences that totals thirty skills required for the Enem participant. Among all, we chose the competence of area 8, because it is directed to the study of the linguistic varieties applied in the Portuguese language questions.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1235
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Língua portuguesa (Ensino médio) - Português escrito
Linguagem e línguas
Leitura
Língua portuguesa (Ensino médio) - Problemas, questões, exercícios
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Linguagem, práticas de leitura e Exame Nacional do Ensino Médio.pdf756,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI