Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1241
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ler para aprender inequações
Autor(es): BARBOSA, Rosane Mendes
Primeiro Orientador: RIPARDO, Ronaldo Barros
Data do documento: 2020
Citação: BARBOSA, Rosane Mendes. Ler para aprender inequações. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura Plena em Matemática, Santana do Araguaia, 2020. Disponível em: < >. Acesso em:
Resumo: A habilidade em leitura é uma temática que abrange as demais disciplinas e como o ensino da álgebra é algo que merece uma maior atenção nesta comunidade escolar, houve-se uma reflexão de como poderia integrar as disciplinas de português e de matemática desenvolvendo uma metodologia de ensino que pudesse integrar as atividades dessas duas disciplinas. A pesquisa deste TCC tem como objetivo compreender as características da aprendizagem matemática a partir de atividades com foco na interpretação textual. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa de campo envolveu alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental de uma classe multissérie da região campesina do Município de Santa Maria das Barreiras- Pará, cujos dados foram produzidos a partir de uma sequência didática. Os resultados apontam maior preponderância de acertos dos alunos em situações problemas que envolvem produção de inferências elaborativas do que as inferências lógicas e ainda apontam que estes alunos utilizam com frequência as estratégias cognitivas de leitura para resoluções adversas. Também apontam que mesmo sob atividades que estimulem o uso de estratégias metacognitiva, elas não tendem a ter resultados nestas primeiras tentativas.
Abstract: The skill in reading is a topic about many subjects and as the algebra teaching is something that need attention of the school community, there was a reflection on how it could integrate the subjects of Portuguese and mathematics by developing a teaching methodology that could integrate the activities of these two subjects. The goals this TCC understand the characteristics of mathematical learning from activities focused on textual interpretation. From a qualitative approach, the research involved students at the end of elementary school in a multiseries class in the campesina region of the Santa Maria das Barreiras city, stat of Pará. The results show a greater preponderance of correct answers by students in problem situations more in production of elaborative inferences than logical and evaluative inferences and still point out that these students frequently use cognitive reading strategies for adverse resolutions. They also point out that even under activities that encourage the use of metacognitive strategies, they do not tend to have results in these first attempts.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1241
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino.
Tendências em educação matemática.
Leitura – Estudo e ensino.
Aprendizagem.
Fonte : 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:FAMAT - Faculdade de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RosaneParfor.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI